SóProvas


ID
2988523
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A corrupção pública é a prática do uso do poder do cargo público para a obtenção de ganho privado, à margem das leis e regulamentações em vigor. Trata-se de processos que envolvem relações ilegais entre agentes privados e agentes públicos (políticos ou burocratas). São causas da corrupção:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E

    a) Transparência na gestão pública e não participação direta do cidadão. a não participação da população não significa que existirá a corrupção, apesar dos indícios serem bem altos.

    c) A falta de controle social do setor público e a não participação do cidadão. a não participação da população não significa que existirá a corrupção, apesar dos indícios serem bem altos.

    c) A não participação direta do cidadão na fiscalização das gestões e atos públicos. os atos públicos não são sinais de corrupção.

    d) A falta de exigência de transparência e de disponibilidade, responsabilidade e cooperação. responsabilidade e cooperação é importante para evitar a corrupção.

    e) A baixa transparência da administração pública e o elevado grau de discricionariedade do agente público. baixa transparência com certeza aumenta os índices de corrupção pois dificulta a fiscalização, e o elevado grau de discricionariedade dar margem de para o administrador de escolha e conveniência de acordo com a sua vontade o correto é diminuir ao máximo possível a discricionariedade.

  • A discricionariedade significa que a Administração dispõe de certa liberdade de atuação, podendo valorar a oportunidade e conveniência da prática do ato e da graduação das sanções aplicáveis, bem como estabelecer o motivo e o objeto, respeitados os limites legais.

  • Rumo ao topo !

    Pertenceremos !