SóProvas


ID
2989156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo

Julgue o item a seguir, a respeito do que deve ser considerado por um profissional de comunicação incumbido de estruturar o departamento de comunicação interna de uma empresa.

No referido setor, é fundamental a colaboração de jornalista para redigir textos jornalísticos dirigidos a veículos impressos e eletrônicos e analisar o que está em circulação na mídia a respeito da empresa, para fins estratégicos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    A questão descreve duas atividades intrínsecas do departamento de comunicação interna quais sejam:

    Release - redigir matérias e enviá-las aos veículos nos quais poderão ser veiculadas. É importante que o jornalista tenha o cuidado de verificar para qual o tipo de veículo está escrevendo e direcionar de forma coerente os releases. Não é interessante para a empresa distribuir sem critério o mesmo release para todo o seu mailing, pois pode se tornar uma fonte inconveniente e desinteressante para os veículos de comunicação.

    Clipping - tem o papel de coletar informações que circulam na mídia sobre a empresa e analisar o que a mídia publica a respeito da empresa. Esse trabalho visa monitorar a imagem da empresa diante da opinião pública e prevenir possíveis crises que possam atingi-la (papel estratégico).

    OBS: comentários meus. Qualquer erro favor me informar. Bom estudos e avante!

  • Eu discordo, já trabalhei em uma grande empresa em que o "departamento de comunicação interna de uma empresa" era realmente formado por jornalistas, porém o departamento de assessoria de imprensa era outro, inclusive feito por empresa terceirizada.

    Comunicação interna não é comunicação institucional.

  • Disse Departamento de Comunicação interna, não concordo com a questão.

  • Gente, se é comunicação INTERNA o gab deveria ter sido "errado".

  • Nada a ver. O enunciado se trata de Comunicação Institucional.

  • O enunciado da questão é dúbio e possibilita encontrarmos duas interpretações diferentes:

    A primeira interpretação diz respeito à existência de um departamento interno de comunicação. Esse departamento é composto por colaboradores da organização, profissionais das áreas de comunicação institucional, interna e mercadológica. Não é um setor composto por uma agência, por exemplo, com membros de fora, não vinculados à organização.

    De acordo com esse ponto de vista, a questão está correta. É fundamental em um departamento de comunicação o relacionamento da organização com a imprensa. Uma das maneiras de isso ocorrer é por meio do envio de textos jornalísticos dirigidos a veículos impressos e eletrônicos (releases). O fruto dessa relação pode ser observado na análise do que está em circulação na mídia a respeito da empresa (clipping). Esse trabalho geralmente é realizado por um jornalista.

    A segunda interpretação considera a comunicação interna como sendo a responsável por fazer o trabalho de assessoria de imprensa. Nesse caso, a palavra interna diz respeito ao público da comunicação, e não aos profissionais que a produz. Se assim o for, essa questão está errada. O foco da comunicação interna não é relacionar-se com a mídia; seu objetivo é facilitar a comunicação entre a organização e colaboradores, estimular o diálogo, a troca de informações e a compatibilização de interesses. A atividade de relacionamento com a imprensa deve ser feita pelo setor de comunicação institucional ou por um próprio setor de relacionamento com a imprensa.

    Diante desse impasse e desse entendimento incerto, essa questão é passível de ser anulada.

    Gabarito da banca: CERTO.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    - Marchiori, Marlene. Comunicação em interface com cultura. Difusão Editora. 2018.

    - Bahia, Juarez. Introdução à Comunicação Empresarial. Mauad Editora Ltda. 2008.

    - Curvello , João José Azevedo. Comunicação Interna e Cultura Organizacional. Casa das Musas. 2012.
  • certa

    JUSTIFICATIVA - CERTO. São funções básicas de um profissional com formação em jornalismo o desempenho de ações como assessoria de imprensa, redação de textos institucionais, desenvolvimento de clipping e análise do conteúdo que é veiculado na mídia e que diz respeito à empresa ou ao segmento em que ela atua. O profissional de comunicação que organiza um departamento de comunicação de uma empresa deve entender a área como estratégica

    fonte: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/SLU_DF_19/arquivos/6_449_SLUDF_006_00_COM_JUST.PDF

  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro

  • Comunicação interna e assessoria de imprensa são coisas diferentes. O gabarito não deveria ser esse.

  • Questão feita por alguém que não faz ideia de como funciona o setor. Mas, né... vamos tentar entender a cabeça do examinador para responder os itens.