SóProvas


ID
2989783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Eletrônica
Assuntos

Acerca das aplicações possíveis dos dispositivos eletrônicos, julgue o item seguinte.


O reduzido pico de corrente no diodo é uma das vantagens da utilização de um retificador de meia-onda com diodos.

Alternativas
Comentários
  • ETB A principal desvantagem é justamente o uso de apenas um semiciclo da tensão fornecida. Retificadores de meia-onda criam ruído na rede de força e prejudicam a eficiência do serviço de distribuição como um todo.

  • ETB

    Este circuito é também denominado de retificador de onda completa convencional. Há uma defasagem de 180º entre as tensões de saída do transformador, VA (uma das duas saídas do trafo) e VB (outra das duas saídas do trafo). As tensões VA e VB são medidas em relação ao ponto C (0 V). Quando A é positivo, B é negativo, a corrente sai de A passa por D1 (diodo) e por RL (carga) e chega ao ponto C. Quando A é negativo, B é positivo, a corrente sai de B passa por D2 (diodo) e RL (carga) e chega ao ponto C. Para qualquer polaridade de A ou de B a corrente IL (corrente de alimentação da carga) circula num único sentido em RL e por isto, a corrente em RL é contínua. Temos somente os semiciclos positivos na saída. A freqüência de ondulação na saída é o dobro da freqüência de entrada.

  • A única vantagem do retificador de meia onda é a sua simplicidade construtiva, pois demanda apenas um diodo, ou um diodo e um filtro capacitivo