ERRADO. Uma das características dos sistemas preemptivos é o fato de eles serem monotarefa. (MULTITAREFAS).
Basicamente existem 3 tipos de Sistemas Operacionais:
1- Sistemas Monoprogrados (Monotarefas) -> Um único programa/processo é executado por vez. Devido a isso não há necessidade e não ocorre preempção.
2- Sistemas Multiprogramados (Multitarefas) -> Possuem o conceito de Time-sharing e múltiplos programas podem ser executados "ao mesmo tempo" (há sensação). Devido a isso há preempção e a divisão do tempo de processador.
3- Sistemas Múltiplo Processadores: Há dois ou mais processadores interligados e trabalhando conjuntamente. Permite a divisão da execução de um único programa entre os diversos processadores.
O que é preempção? Ligado ao escalonamento de processos, quando o S.O. é preemptivo este pode interromper um processo em execução e passá-lo para o estado de pronto. Para mais detalhes pesquisem sobre escalonamento de processos.
ERRADO
Afirmativa: "Uma das características dos sistemas preemptivos é o fato de eles serem monotarefa."
Conceito de preempção = Em computação, preemptividade é o ato de interromper temporariamente uma tarefa sendo executada por um sistema computacional, sem exigir sua cooperação, e com a intenção de retomar à tarefa posteriormente. Tais mudanças da tarefa executada são conhecidas como trocas de contexto.
LOGO = Se preempção é interrupção para outro processo, podemos afirmar que não pode ser monotarefa, que significa 1 tarefa, então um sistema preemptivo só pode ser multitarefa.