-
Pelo critério da máxima tensão de cisalhamento, a diferença entre a maior tensão principal e a menor tensão principal, resultante do estado de tensões crítico escolhido, deve ser inferior à metade da TENSÃO DE ESCOAMENTO do material.
-
Não é a metade. Sigma1-Sigma2<=Sigma de escoamento.
Pode ser a metade caso tenha um coeficiente de segurança de 2.
-
Tmax = (s1 - s2)/2 = 0,5.Sy
Ttresca <= (s1 - s2)/2 = 0,5.Sy
onde:
Tmax - tensão cisalhante máxima
Ttresca - tensão cisalhante máxima pelo critério de Tresca
FONTE: https://mecway.com/forum/discussion/714/tresca-stress
-
A diferença entre as tensões máxima e mínima, no caso de tensões com sinais opostos, deve ser igual à tensão de escoamento do material.
-
JUSTIFICATIVA - ERRADO. O erro está no termo “inferior à metade do limite de proporcionalidade...”. Pelo critério da máxima tensão de cisalhamento, também chamado de critério de Tresca, a diferença entre a tensão principal máxima (σ1) e a tensão principal mínima (σ3), cujos valores são calculados a partir do estado de tensões crítico escolhido, deve ser igual ou inferior ao limite de proporcionalidade (Yprop) e não à sua metade, uma vez que no ensaio de tração simples, tem-se um estado de tensões em que somente uma tensão principal (a tensão axial, σ1) é diferente de zero. Do círculo de Mohr, a máxima tensão de cisalhamento (τmax) é igual ao raio do círculo, que no caso é Yprop/2. Já no caso de um estado de tensões mais complexo, a tensão de cisalhamento máxima é calculada como sendo a metade da diferença entre a tensão principal máxima e a mínima. Comparando as duas situações, deduz-se que Yprop ≥ σ1 − σ3
Justificativa do Cespe (https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/SLU_DF_19/arquivos/14_449_SLUDF_014_00_COM_JUST.PDF)
-
A tensão de cisalhamento máxima deve ser menor ou igual à metade da tensão de escoamento.
Tmax = sigma y / 2
-
No caso do critério do cisalhamento máximo, critério do escoamento de Tresca:
A falha ocorre no plano de 45° pelo cisalhamento evidenciados pelas linhas de Luder, sendo, pelo círculo de Morh:
T_máx = P_escoamento/2
1) Se as tensões são de mesmo sinal (tração ou compressão) em um estado plano de tensões, com a tensão principal fora do plano nula, a tensão de cisalhamento máxima absoluta ocorrerá fora do plano.
T_max_abs = P_max/2
2) Se as tensões máximas tiverem sinais opostos, a falha ocorrerá no plano:
T_máx_abs = (P_máx - P_min)/2
Sendo assim, no caso de um estado plano de tensões, a teoria de cisalhamento máxima pode ser completamente expressa por:
|P_1| = P_escoamento
|P_2| = P_escoamento
Para tensões principais de sinais iguais
|P_1 - P_2| = P_escoamento
Para sinais opostos