-
Fiquei com dúvida no trecho que fala "torres de resfriamento a água ou ar".
Mas existe torre de resfriamento a ar? Todas torres de resfriamento envolve água para o resfriamento evaporativo, não?
-
Existe! Uma corrente de ar impulsionada por "ventiladores" forçam a passagem de ar para troca de calor com a água.
-
Um sistema de expansão indireta é aquele em que o fluido refrigerante primário (R-134a, R-22, etc) não é transportado diretamente ao ambiente ou sistema que deverá ser resfriado. Ao invés disso, ele é usado para resfriar um fluido intermediário (normalmente a água), o qual é usado para trocar calor com o ambiente final. Nesses sistemas, podem ser usados torres de resfriamento tanto a ar quanto a água.
-
Concordo com o Arthur, achei muito mal formulada a alternativa. Deveria dizer de condensação a ar ou a água e não torre de resfriamento a ar.
-
Esse enunciado possui duas interpretações:
.
1a) Um sistema de expansão indireta dispõe de “torres de resfriamento a água ou ar” para condensação do gás refrigerante e produz água fria para trocadores de calor.
.
2a) Um sistema de expansão indireta dispõe de “torres de resfriamento a água” ou [dispõe de] “ar para condensação do gás refrigerante” e produz água fria para trocadores de calor.
.
As duas interpretações geram afirmativas corretas.
.
Gabarito do Cespe:
“JUSTIFICATIVA - CERTO.
Sistemas de expansão indireta são sistemas de refrigeração em que há a transferência de calor em mais de um meio antes de se transferir o calor contido no meio que se deseja resfriar, no caso o ar do ambiente.”
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/cespe-2019-slu-df-analista-de-gestao-de-residuos-solidos-engenharia-mecanica
-
Notem a ausência do artigo "a" na palavra ar. Questão de concordância.
Torres de resfriamento não se refere a "ar".
são coisas distintas.
Diz: Torres de resfriamento a água ou ar.
está correta.