-
- Errado. Os interpretadores de comandos e as interfaces GUI são programas separados do sistema operacional, que são executados sobre o sistema operacional. Embora não faça parte do sistema operacional, o interpretador de comandos faz uso intensivo de muitos aspectos do sistema operacional. Ele também é a principal interface entre um usuário diante de seu terminal e o sistema operacional, salvo se o usuário usar uma interface de usuário gráfica. A maioria dos computadores pessoais usa hoje uma interface gráfica GUI. Na realidade, a GUI é apenas um programa que é executado em cima do sistema operacional, como um shell.
-
Complementando:
GUI refere-se a denominação "Graphical User Interface" (Interface Gráfica do Usuário, em português), que consiste em um modelo de interface do utilizador que permite a interação com os dispositivos digitais através de elementos gráficos.
GUI = Não esta no núcleo.
-
❝ Interpretadores de comandos, sistemas de janela, compiladores e editores não fazem parte do S.O ❞
(Tanenbaum)
.
.
At.te
Foco na missão ❣
-
Gabarito: " Errado".
Os interpretadores de comandos e as interfaces GUI são programas separados do sistema operacional, que são executados sobre o sistema operacional. Embora não faça parte do sistema operacional, o interpretador de comandos faz uso intensivo de muitos aspectos do sistema operacional. Ele também é a principal interface entre um usuário diante de seu terminal e o sistema operacional, salvo se o usuário usar uma interface de usuário gráfica. A maioria dos computadores pessoais usa hoje uma interface gráfica GUI. Na realidade, a GUI é apenas um programa que é executado em cima do sistema operacional, como um shell.
-
Interpretadores de comandos, sistemas de janela, compiladores e editores não fazem parte do S.O .
O S.O é (normalmente) aquela parte do Software executada em modo núcleo ou em modo de supervisão. Ou seja, ele é protegido pelo hardware contra adulterações pelo usuário.
Já os interpretadores, compiladores e editores são executados no modo usuário. É livre para ser alterado. E portanto, não fazem parte do S.O., mesmo que tenham muitas vezes sidos instalados previamente pelo fabricante.
Em muitos sistemas existem programas que são executados no modo usuário, mas ajudam o S.O. ou desempenham funções privilegiadas. Portanto, será protegido de maneira especial, mas NÃO faz parte do S.O. e não é executado no modo núcleo. Ex: Programas que permitem o usuário trocar sua senha.