SóProvas


ID
2990242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a redes de computadores, julgue o item seguinte.

Em redes Bluetooth, o método de emparelhamento em que dois dispositivos são configurados pelos usuários com o mesmo PIN é considerado mais seguro e eficiente que o método em que uma passkey é gerada por um dispositivo e confirmada pelo usuário em outro dispositivo.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA - Errado. É antigo o método de emparelhamento em que dois dispositivos sejam configurados com o mesmo número de identificação pessoal ou PIN (personal identification number) de quatro dígitos. O PIN correspondente é o modo como cada dispositivo sabe que está se conectando ao dispositivo remoto correto. Porém, usuários e dispositivos sem criatividade usam PINs padrão, como 0000 ou 1234, por exemplo, o que, na prática, implica que esse método forneça baixa segurança. O novo método de emparelhamento simples seguro permite que os usuários confirmem se os dois dispositivos estão exibindo a mesma passkey, ou que observem a passkey em um dos dispositivos e a insiram no outro dispositivo. Esse método é mais seguro, pois os usuários não precisam escolher ou definir um PIN. Eles simplesmente confirmam uma passkey mais longa, gerada pelo dispositivo.

  • A segurança é garantida por um processo de autenticação, chamado de pairing, onde você define um código de acesso (passkey) que precisa ser digitado nos dispositivos para criar a conexão. O pairing é necessário apenas para fazer a conexão inicial, a partir daí a conexão se torna definitiva. Este sistema não é particularmente seguro, mas como o alcance dos transmissores Bluetooth é muito curto, ele é considerado aceitável.

    FONTE: hardware.com.br

    GABARITO: ERRADO

  • ERRADO

    Dado que a parte da segurança foi abordada pelos colegas, pensemos agora na EFICIÊNCIA:

    O que é mais eficiente, o mesmo usuário configurar dois dispositivos com o mesmo PIN ou o usuário gerar uma PASSKEY em confirmá-la no outro dispositivo?

  • Gabarito: errado.

    Apesar de ambos serem eficientes, o método de emparelhamento em que o dispositivo informa a passkey (senha) torna mais segura a conexão em razão de o dispositivo criar a senha de forma aleatória para cada nova conexão, cabendo ao usuário apenas fazer a confirmação.

  • dica CESPE (questão compara 2 tecnologias = ERRADO)

    PIN é considerado mais seguro e eficiente que o método em que uma passkey 

  • Essa eu fui pelo Nishimura: se menosprezar, está errado.

  • "Esse método é mais seguro(emparelhamento simples seguro), pois os usuários não precisam escolher ou definir um PIN. Eles simplesmente confirmam uma passkey mais longa, gerada pelo dispositivo."

    Tanenbaum, Redes de Computadores.

  • Primeiramente precisamos entender os dois métodos e emparelhamento:

    Configuração pelo usuário: normalmente é o usuário que define a senha, e normalmente não utiliza senhas fortes. Por isso é menos seguro.

    Já o método passkey: é gerado automaticamente quando tenta-se estabelecer uma conexão, esse número é aleatório, por isso é mais seguro. Questão: Errada

    Prof Hachid Targino

  • Errado.

    Justificativa do CESPE: É antigo o método de emparelhamento em que dois dispositivos sejam configurados com o mesmo número de identificação pessoal ou PIN (personal identification number) de quatro dígitos.

    • O PIN correspondente é o modo como cada dispositivo sabe que está se conectando ao dispositivo remoto correto. Porém, usuários e dispositivos sem criatividade usam PINs padrão, como 0000 ou 1234, por exemplo, o que, na prática, implica que esse método forneça baixa segurança.
    • O novo método de emparelhamento simples seguro permite que os usuários confirmem se os dois dispositivos estão exibindo a mesma passkey, ou que observem a passkey em um dos dispositivos e a insiram no outro dispositivo. Esse método é mais seguro, pois os usuários não precisam escolher ou definir um PIN. Eles simplesmente confirmam uma passkey mais longa, gerada pelo dispositivo

    Fonte:https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/SLU_DF_19/arquivos/17_449_SLUDF_017_00_COM_JUST.PDF

  • ERRADO.

    O método em que dois dispositivos são configurados pelos usuários com o mesmo PIN é antigo e encontra-se em desuso, não é mais seguro que o método em que uma passkey é gerada.

    passkey (abreviação das palavras password e key, ou seja, em português significa chave-senha) é um código de acesso que precisa ser digitado nos dois dispositivos para criar a conexão. É aquele pareamento que fazemos quando queremos acessar um outro dispositivo via bluetooth, esse método não é de todo seguro, mas como o alcance do bluetooth é de apenas alguns métodos, ele é considerado suficiente para o padrão.

    Portanto, o item está errado.