SóProvas


ID
2990698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Se houve alguma transformação na economia política do capitalismo do final do século XX, cabe-nos estabelecer quão profunda e fundamental pode ter sido a mudança. São abundantes os sinais e as marcas de modificações radicais em processos de trabalho, hábitos de consumo, configurações geográficas e geopolíticas, poderes e práticas do Estado etc. No Ocidente, a produção em função de lucros permanece como o princípio organizador básico da vida econômica.

              David Harvey. Condição pós-moderna. 2012, p. 117 (com adaptações)

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue o item que se segue, acerca do processo de produção capitalista a partir da segunda metade do século XX e seus desdobramentos no espaço geográfico.


O surgimento da acumulação flexível ficou marcado como um contraponto à rigidez do fordismo.

Alternativas
Comentários
  • A acumulação flexível, como o próprio nome sugere, caracteriza-se pela flexibilidade da produção. Ao contrário do regime produtivo fordista, o trabalhador não necessariamente realiza uma única função repetitivamente durante a produção. Um mesmo empregado tem de ter o conhecimento de todo ou da maior parte do processo produtivo e dispor de várias funções. Tal característica está diretamente associada ao processo de precarização do trabalho e das leis trabalhistas, bem como à intensificação de terceirizações constantes da produção.

    Professor Rogger Rocha

  • Só uma pequena correção ao comentário do colega Arthur Carvalho: No caso quem sucedeu o Fordismo foi o Toyotismo e não o Taylorismo. O Taylorismo foi o primeiro modelo de linha de produção, o qual era muito rígido e foi tomado como base para o surgimento do Fordismo. A acumulação flexível é a marca do Toyotismo, o qual tem aquela famosa frase "Just in time".
  • CONTRAPONTO : Aquilo que, embora apresente contraste ou oposição, complementa um assunto ou texto.

  • Toyotismo, ou acumulação flexível, é um modo de produção que sucedeu o Fordismo a partir da década de 1970. Esse modelo industrial foi aplicado inicialmente no Japão em virtude das limitações territoriais existentes nesse país, que é extremamente dependente da importação de matérias-primas e dispõe de pouco espaço para armazenar os seus produtos.

  • O que se denominou de toyotismo

  • A questão acima pede para o candidato julgar a afirmativa que tem como tema o surgimento da acumulação flexível e sua relação com o fordismo, que eram dois modelos de produção da indústria mundial utilizados naquela época.
    Para responder corretamente a questão é crucial que o candidato saiba quais são as características do processo de acumulação flexível e se elas se diferem do fordismo.
    O Fordismo é um modelo de produção industrial que tem como objetivo a produção de grandes quantidades de automóveis. Para isso, o fordismo utilizava linhas de montagem semiautomáticas, que consistiam em esteiras rolantes, que eram responsáveis por cada etapa da produção. Sendo assim, o trabalho do operário era bastante alienado e repetitivo, uma vez que ele era encarregado por apenas uma função no processo de produção do automóvel. Como o Fordismo visava a grande produção de automóveis e a volumosa formação de estoques, o preço dos automóveis ficou mais acessível, embora tivesse uma gradativa perda de qualidade.
    Já o processo de acumulação flexível, também chamado do Toyotismo, foi um modelo de produção criado na década de 1970, que surgiu em contraponto com o Fordismo. Entre suas características podemos citar o fim dos grandes estoques, no sentido de economizar matérias-primas, a priorização da qualidade dos produtos prezando pela eficiência da produção, e a produção de acordo com a demanda, no sentido de evitar prejuízos financeiros ocasionados por crises financeiras e por grandes estoques de produtos.
    Ou seja, a acumulação flexível surge para quebrar a rigidez do fordismo, uma vez que seus sistemas de produção se apoiam na flexibilidade dos processos de trabalho, dos produtos e dos padrões de consumo, visando trazer lucro e eficiência de acordo com a demanda e situação econômica do mercado consumidor.
    Portanto, a afirmação está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.