SóProvas


ID
2990707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Inovações técnicas e organizacionais na agricultura concorrem para criar um novo uso do tempo e um novo uso da terra. O aproveitamento de momentos vagos no calendário agrícola ou o encurtamento dos ciclos vegetais, a velocidade da circulação de produtos e de informações, a disponibilidade de crédito e a preeminência dada à exportação constituem, certamente, dados que vão permitir reinventar a natureza, modificando-se solos, criando-se sementes e, até mesmo, buscando-se, ainda que pontualmente, impor leis ao clima. Eis o novo uso agrícola do território no período técnico-científico-informacional.

Milton Santos e María Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 2005, p. 118 (com adaptações).

Julgue o item seguinte, relativo ao assunto abordado no fragmento de texto anterior e à dinâmica socioeconômica do território brasileiro.


As inovações técnicas e organizacionais, no campo da agricultura brasileira, ocorreram de forma mais rápida onde a produtividade se mostrou mais articulada ao período técnico-científico-informacional.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A produtividade agrícola enquanto conceito resume-se na capacidade de produzir em quantidade e qualidade cada vez maiores, a partir da inserção de técnicas e tecnologias impressas sobre a terra. O período técnico científico-informacional é sinônimo da velocidade, da articulação e das inovações técnicas e organizacionais que envolveram a produção do campo brasileiro.

  • VALE RESSALTAR OS INSUMOS E SEMENTES TRANSGENICAS

  • GAB C

    ONDE MAIS TECNOLOGIA + PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA .

  • Certo. Sai na frente quem se atualiza mais rápido.
  • As inovações técnicas e organizacionais, no campo da agricultura brasileira, ocorreram de forma mais rápida onde a produtividade se mostrou mais articulada ao período técnico-científico-informacional. Essas áreas beneficiaram-se, por exemplo, da circulação de capital nesses locais e da articulação da cadeia produtiva e comercial ali existente.

    Resposta: Certo

  • MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA

    REVOLUÇÃO VERDE

    Conjunto de iniciativas tecnológicas.

    Transformou as práticas agrícolas.

    Aumentou bastante a produção de alimentos no mundo.

    Iniciou-se na década de 50, no México.

    Teve um forte impacto na agricultura brasileira.

    [...]

    O que é?

    A evolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo.

    • Teve início na década de 1950 no México.

    [...]

    As inovações técnicas e organizacionais, no campo da agricultura brasileira, ocorreram de forma mais rápida onde a produtividade se mostrou mais articulada ao período técnico-científico-informacional.

    ► O perfil da agricultura brasileira mudou completamente após a adoção das práticas características da revolução verde.

    [...]

    Como foram os impactos dessa Revolução para o Brasil?

    A introdução dos novos conceitos ocorreu durante o regime militar e foi um dos pilares do chamado "milagre econômico". A partir da produção em larga escala, o País passou à condição de exportador de alimentos. Entre os produtos de elevado desempenho estão a soja e o milho. Com a matriz agrícola voltada para as vendas externas, o Brasil instituiu agências de fomento e pesquisa. Entre as agências abertas nesse período está a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), fundada em 1973.

    [...]

    ► Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantesagrotóxicos.

    [...]

    Quais os pontos negativos desse programa?

    O programa não solucionou a fome mundial. Isso porque a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.

    _________

    Fontes: Colegas do QC; Brasil Escola; Mundoeducacao; Questões da CESPE.

    '

    Bons Estudos.

  • Como diria meu amigo Milton Santos, PERIODO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL = GLOBALIZAÇÃO

    Onde há muita tecnologia= +agricultura

    Gab C

    PMAL2021

  • Agro é TEC

    Agro é POP

    Agro é TUDO.

  • Quem não inova, fica pra trás.

  • A questão acima pede para o candidato julgar uma assertiva sobre as inovações técnicas e organizacionais que levaram a modernização agrícola aqui no Brasil na década de 1970.
    Para responder a questão corretamente, é importante que o candidato saiba do contexto histórico da agricultura aqui no Brasil, e quais foram os fatores que levaram a modernização do campo aqui no país.
    É importante reforçar que entre as décadas de 1950 e 1960, a agricultura aqui no Brasil era bastante rudimentar, ou seja, era bastante simples e não era tão produtiva. Prova disso é que grande parte do trabalho empregado na agricultura era por meio braçal e apenas 2% das propriedades rurais, segundo a EMBRAPA, tinham máquinas agrícolas.
    Com o avanço da industrialização que levou a expansão da urbanização no Brasil, o país teve necessidade de elevar sua produtividade agrícola em razão do aumento do consumo e do crescimento do poder aquisitivo da população. Além disso, a necessidade de atribuir um peso comercial para agricultura, que antes estava limitado à subsistência, demandou um processo de modernização agrícola na agricultura brasileira.
    Quando a modernização agrícola chega por meio da Revolução Verde, uma série de inovações tecnológicas chegam no campo. A introdução de máquinas agrícolas, a chegada de fertilizantes e agrotóxicos, além da implementação de sementes transgênicas, trouxe uma nova roupagem para a agricultura brasileira, uma vez que houve a elevação na produtividade agrícola e uma maior participação econômica dessa atividade no PIB brasileiro. A efeito de exemplificação, segundo dados da EMBRAPA, entre 1975 a 2017, a produção de grãos aqui no Brasil teve um salto de 38 milhões de toneladas por ano para 236 milhões, um salto gigantesco que mostra como a modernização teve impacto na produtividade brasileira.
    Também é preciso ressaltar que o processo de modernização agrícola inicia-se com grande força na região Centro-Oeste, sobretudo em áreas do Cerrado. É importante trazer para a explicação, que o Cerrado até a década de 1970 era um bioma praticamente inóspito, preservado e sem qualquer tipo de ocupação econômica efetiva em seu interior. Como no bioma, nós temos áreas bastante planas - que favorece a mecanização do campo - e grandes extensões de terras, o Cerrado foi visto como celeiro agrícola e foi excessivamente ocupado por essas inovações.
    Essas condições foram primordiais para que essa região fosse bastante produtiva até os dias atuais, e como a revolução técnica-científica-informacional foi um período de plena importância e crescimento da tecnologia e da ciência nas atividades econômicas, essas transformações ocorridas no Cerrado se articulam perfeitamente com esse período.
    Portanto, a assertiva está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Moçada, o período citado na questão é considerado como a 3ª Fase da Revolução Industrial, e claro, que remete a globalização que hoje é muito ampla mundialmente, embora que dela decorra a desigualdade.