SóProvas


ID
2990728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos espaços urbanos e da dinâmica urbana no Brasil e no mundo, julgue o item subsequente.


A renda per capita de uma região influencia decisivamente a disposição estrutural da sua rede urbana, contudo é fator irrelevante para a mobilidade socioespacial no interior das cidades.

Alternativas
Comentários
  • Fator relevante! GAB. E.

  •  JUSTIFICATIVA DO CESPE :

    ''A função espacial é função de renda, que é fator determinante da mobilidade urbana. ''

  • É só pensar o seguinte:

    Você concurseiro, pai de família, pagando aluguel, trabalha numa empresa privada com um salário próximo ao minimo, terá que morar num bairro mais inferior, passou no concurso de um órgão que atua na sua cidade, vai ganhar 8 salários mínimos, a chance de você continuar no bairro inferior é pequena, pois terá uma condição melhor para no mínimo alugar em um bairro melhor.

  • A noção de região de influência é operacionalizada por meio de vínculos estabelecidos entre centros urbanos de hierarquia menor direcionando-se àqueles com hierarquia superior. Cada Cidade se vincula diretamente à região de influência de pelo menos uma outra Cidade, vínculo esse que sintetiza a relação interurbana mais relevante da Cidade de origem.

    Imaginemos que a Cidade A está diretamente vinculada a região de influência da Cidade B, por exemplo. Essa relação mostra que a Cidade B tende a ser a principal referência para a população da Cidade A acessar bens e serviços quando não os encontra na Cidade A. Esse vínculo pode revelar ainda que a Cidade B emite fluxos de comando de gestão à Cidade A por meio de ligações entre sedes e filiais de empresas ou ainda por meio de unidades descentralizadas de órgãos públicos. As Metrópoles são os elos finais da rede de Cidades, de modo que todas as regiões de influência terminam em alguma Metrópole. Pela mesma lógica, elas não estão incluídas na região de influência de outros centros urbanos.

    Neste sentido, a renda per capita de uma região influencia decisivamente a disposição estrutural da sua rede urbana e apresenta-se como fator relevante para a mobilidade socioespacial no interior das cidades.

    Resposta: Errado

  • Irrelevante?

    Exemplo:

    quando vc passar num concurso, quero ver:

    Salário de 25 mil no Acre ou ganhar mil reais em SP?

    Partiu Acre.

    Gabarito: Errado.

  • Atualmente, a esmagadora maioria da população brasileira vive em cidades e a urbanização brasileira foi rápida e intensa fatos esses que tornam o tema ainda mais importante de ser estudado. 

    Análise do item:

    A renda individual em uma região é fator central nas possibilidades de mobilidade socioespacial devido ao fato de que este indicador também representa a circulação de riquezas numa dada área que contribui para compreender o tamanho do mercado para atividades diversas, a infraestrutura de serviços públicos e os índices de desenvolvimento humano locais.


    Gabarito do professor: ERRADO