SóProvas


ID
2990743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nenhum conceito é neutro, e qualquer criação de região, mesmo que não tenha uma evidência empírica no nosso espaço de vivência e que esteja vinculada mais diretamente a dilemas de ordem teórica, não é mera representação/generalização enquanto instrumento (necessário) para o entendimento do mundo; é também criação de realidades — e, assim, de alguma forma, instrumento de poder, pois novos conceitos também carregam, sempre, ainda que tantas vezes de forma velada, a força de produzir (outras) verdades.

Rogério Haesbaert. Regional-global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010, p. 183 (com adaptações).

Com referência ao assunto do fragmento de texto apresentado, julgue o seguinte item, considerando concepções epistemológicas para os conceitos de região e regionalização.


A projeção do espaço de atuação do Estado brasileiro enquanto territorialidade, ao expressar-se como regionalizações determinadas, levou o país a diversas formas de regionalismos.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA CESPE/CEBRASPE- CERTO. As divisões regionais brasileiras executadas desde 1913 e, principalmente, a proposta pelo IBGE em 1969, que vigora como regionalização oficial do Brasil, levou a características e particularidades das determinadas regiões. O item versa sobre a territorialidade (poder sobre o território) do Estado nacional e sua ação enquanto regionalização, que leva às particularidades de cada pedaço chamado de macrorregião, que socioespacialmente possui suas peculiaridades.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos.

  • gabarito certo

    fui pela lógica

    DEUS É FIEL