SóProvas


ID
2991910
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico da tuberculose deve ser feito a partir de, pelo menos, duas amostras de escarro, sendo a primeira geralmente coletada no momento da consulta, para aproveitar a presença do doente. A segunda amostra deve ser coletada no dia seguinte, preferencialmente ao despertar. Esta geralmente é abundante porque provém das secreções acumuladas na árvore brônquica durante a noite.

A unidade de saúde deve ter pessoal capacitado para fornecer informações claras e simples ao paciente sobre a coleta do escarro. Assinale a alternativa que apresenta um procedimento incorreto quanto à coleta do escarro.

Alternativas
Comentários
  • Para a coleta de escarro o profissional deve entregar ao paciente o pote coletor fechado, devidamente identificado e com o mecanismo de rosqueamento e desrosqueamento funcionando corretamente. A alternativa A está correta.

    É importante explicar ao paciente, de maneira simples e objetiva, o passo-a-passo para a coleta de escarro. Após explicar o procedimento que o paciente irá realizar, verifique se ele entendeu todas as orientações. Caso necessário, repita a explicação, modificando a linguagem e deixando o paciente à vontade para fazer perguntas. A alternativa B está correta.

    O pote coletor, devidamente identificado e com a marca de 5 a 10 ml sinalizada, deve ser tampado e também colocado em um saco plástico transparente com a tampa para cima e fechado com um nó para ser entregue para o profissional de saúde. A alternativa C está correta.

    Na impossibilidade de envio imediato da amostra para o laboratório ou unidade de saúde, esta poderá ser conservada em geladeira comum até no máximo sete dias. Portanto a alternativa D está errada.

    Preste atenção porque a banca pede para assinalar a alternativa incorreta.



    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

    http://www.lacen.saude.pr.gov.br/arquivos/File/Manuais/Coleta_Escarro.pdf




  • Conforme "MANUAL DE RECOMENDAÇÕES PARA O CONTROLE DE TB NO BRASIL" - Na impossibilidade de envio imediato da amostra para o laboratório ou unidade de saúde, esta poderá ser conservada em geladeira comum até no máximo 7 DIAS.

  • Alternativa A está correta pelo fato de terem mencionado a identificação: IDENTIFICADO no masculino, se referindo ao pote e não a tampa.