SóProvas


ID
29923
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2002
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A WML é uma linguagem usada para ser acessada através do protocolo

Alternativas
Comentários
  • A internet sem fio, onde telefones celulares, pagers e micros de mão acessam a Web recebendo e enviando informações utiliza o protocolo WAP - Wireless Application Protocol , que por sua vez utilizam a WML para criar as páginas WAP.

    Como as páginas WAP usam WML, para poder visualizá-las é necessário um Browser capaz de entender WML . Este Browser está presente em todos os dispositivos de comunicação que suportam o protocolo WAP - o protocolo usado para acessar as páginas WAP.

  • O WAP (Wireless Application Protocol ou protocolo para aplicações wireless) é um protocolo global para o desenvolvimento de aplicações e serviços que utilizam redes sem fio. O protocolo wap é baseado nos protocolos já existentes na internet mas é otimizado para usuários de aparelhos móveis. WML é o equivalente, na WAP, ao HTML (HyperText Markup Language), que é a linguagem para uso na construção de páginas web. Páginas escritas em WML (Wireless Markup Language) podem ser lidas por um telefone wap ou por um aparelho similar.
  • Baseada em XML, a "Wireless Markup Language" é um formato de conteudo para dispositivos que utilizam WAP, como telefones móveis, e precedeu a utilização de outras linguagens baseadas em marcadores que agora são utilizadas com WAP, como o XHTML e até o padrão HTML (que está crescendo em popularidade conforme o poder de processamento em dispositivos móveis aumenta).
  • A Linguagem WML            O objetivo principal da tecnologia WAP é a integração com a rede mundial de computadores (WWW – World Wide Web) e devido a isto sua arquitetura busca, sempre que possível, similaridade ao funcionamento da Internet.
    Um primeiro exemplo disto é a linguagem usada, a Wireless Markup Language. A WML é uma especialização do XML (eXtensible Markup Language), linguagem esta  largamente utilizada na Internet por ser extensível, uma vez que os símbolos de markup são ilimitados e se auto definem, podendo ser criados por qualquer pessoa. O motivo pelo qual a WML é uma especialização do XML se deve a necessidade de otimizar a programação às pequenas telas dos aparelhos, assim como simplificar a leitura, já que as menores taxas de transmissão impedem a presença constante de imagens.
    Para obter tais avanços, a linguagem WML usa o conceito de cards e decks, onde um deck corresponde a uma página da WWW. Dentro de cada deck (baralho) encontram-se diversas cards (cartas), que são ligadas (através de links) entre si. Com essa divisão, uma página inteira da WWW, que seria grande demais para o visor do aparelho celular, é dividida em páginas menores que cabem no visor do aparelho, sendo acessadas e exibidas uma de cada vez.
  • QUEEE ?????

  • Confesso que acertei no chute. Já tinha visto em outras questões algo sobre o WAP, que eu nem sei o que é, então era a única coisa conhecida nas alternativas. É aquela típica questão: "segura na mão de Deus e vai", kkkkkkkkk! Chute grande!

  • WAP é a sigla inglesa de Wireless Application Protocol, que em Português significa Protocolo para Aplicações Sem Fio. WAP é uma tecnologia que permite aos aparelhos portáteis (telefones celulares, PDAs e outros) o acesso à Internet.

    O protocolo WAP foi criado na década de 1990 para que fosse possível a visualização de dados da Internet nos aparelhos móveis (sem fio). Foi desenvolvido na linguagem WML (Wireless Markup Language ou Linguagem de Marcação para Comunicações sem Fio).

    Inicialmente, o protocolo WAP recebeu muitas críticas negativas por apresentar um serviço pouco vantajoso para o usuário. As maiores desvantagens apontadas no acesso WAP eram o custo de navegação, a baixa velocidade de conexão e a escassez de recursos visuais

    A versão WAP 2.0 foi recriada em 2002 utilizando a linguagem XHTML Mobile Profile para proporcionar ao usuário uma melhor experiência na visualização dos conteúdos web.

    Os telefones celulares de última geração possuem navegadores WAP, no entanto, é uma tecnologia pouco usada em comparação a outras tecnologias desenvolvidas para aplicações móveis.

     

    GABARITO D

    BONS ESTUDOS

  • Bateu na trave AFss