-
a) CCD (charge-coupled device) ou Dispositivo de Carga Acoplado é um sensor para captação de imagens. São usados em fotografia digital, imagens de satélites, equipamentos médico-hospitalares, etc. Expressa a resolução em número de pixels. Quanto maior o número de pixels, maior a resolução da imagem. Atualmente vem sendo substituido, nas cameras digitais, por sensores CMOS.
b) BIOS - programa de computador pré gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado, ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.
c)RTF - acrônimo de Rich Text Format ou Formato de Texto Rico, é um formato de arquivo de documento desenvolvido e de propriedade da Microsoft para intercâmbio de documentos entre diversas plataformas. A maioria dos processadores de texto são capazes de ler e escrever documentos RTF.
d) UVGA - tem a ver com padrões de placas de vídeo para computadores, assim como VGA ou SVGA (se não me engano, UVGA = SVGA).
e) USB - é um tipo de conexão Plug and Play que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.
-
Resposta CORRETA, letra "A".
Esta exigiu pesquisa. Vejamos...
CCD (dispositivo de acoplamento de carga)
Tecnologia, denominada "charge-coupled device", inventada por George Smith e Willard Boyle, em 1969, e que consiste na utilização de um chip sensível à luz (CCD ou CMOS) para capturar uma imagem. A luz incide no CCD e, à saída, a comunicação dos dados é feita através de uma voltagem proporcional à intensidade da luz que entrou.
Cada célula no sensor do CCD produz um pixel da imagem - pode-se assim imaginar facilmente a quantidade de células existentes num CCD e quão reduzidas são. A resolução e o detalhe de uma imagem dependem do número de células existentes no CCD e do tamanho deste. Quanto maior o CCD, melhor será o detalhe final, mesmo que possua um menor número de células.
A maioria dos CCD são fisicamente mais pequenos do que a área de um negativo de 35 mm.
Originalmente desenvolvido para aplicações em vídeo, começou a ser utilizado na fotografia depois de se registar uma grande evolução na resolução e no apuramento da cor. E evoluiu de tal forma que se encontra muito facilmente câmaras digitais com CCD de vários megapixel.
-
O Dispositivo de Carga Acoplada, sensor conhecido pela sigla em inglês CCD, é o coração de toda câmera digital. Esse componente é o responsável por captar a luz das cenas e transformá-la em imagens coloridas para o fotógrafo.
Fonte: http://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/23626-video-explica-como-funciona-o-sensor-ccd-das-cameras-digitais.htm
-
Isso não é informática é prova para fotógrafo :(
-
só acertei pq estudei pra fotógrafo da pcsp
-
Eu acertei, chutando de forma errada
Primeiro, eu sabia que não era USB e BIOS, então sobra apenas 3 alternativas, entre elas CCD.
Então eu pensei que esse CCD poderia significar Capture Camera Digital
Só que CCD quer dizer charge-coupled device
-
Essa eu fui descartando kk
-
Acertei conhecendo os outros termos kk