SóProvas


ID
2995261
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O modelo clássico considera que as forças de mercado conduzem a economia a pleno emprego, onde há o ponto equilíbrio da oferta e demanda por mão de obra. Pode-se dizer que com isso tem-se:

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Teoria Clássica.

    A Teoria Clássica teve início com Adam Smith, que propôs que o mercado era conduzido por uma mão invisível, isto é, que o mercado seria auto regulável, pela interação entre as forças de demanda e oferta.

    Ou seja, o mercado não precisaria que o governo interviesse, pois ele próprio, pela demanda e oferta, se ajustaria. Assim, o mercado seria auto ajustável.

    Um pressuposto importante para que o mercado se auto ajustasse é a flexibilidade de preços e salários. Assim, se estivéssemos em uma situação na qual a demanda fosse maior que a oferta, a flexibilidade de preços e salários, garantiria um aumento dos preços (já que a demanda está maior). Com o aumento de preços, teríamos maior incentivo à oferta pelos produtores, o que expandiria a oferta até que a economia se equilibrasse novamente.

    Da mesma forma ocorreria com o mercado de trabalho. Em épocas de crise, os salários seriam abaixados, para que as empresas pudessem suportar menores vendas e, em épocas de bonança, os salários aumentariam, pois as empresas aumentariam sua demanda por mão de obra.

    Assim, para que a Economia fosse auto ajustável a flexibilidade dos preços e salários constituía um pressuposto importante.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Para os neoclássicos, salários e preços são flexíveis.

    Já a rigidez de salários e preços é vista na teoria keynesiana.

    Gabarito D