O diretor escolar traça os objetivos e metas da instituição de ensino a respeito do aprendizado e do método de ensino que será aplicado na escola. Por isso, cabe a ele realizar as reuniões com professores, orientadores e coordenadores e entender as necessidades de seus estudantes, assim como encontrar em conjunto a solução para os problemas que podem acontecer. É também o diretor quem tem a responsabilidade legal pela instituição de ensino e ele quem responde judicialmente por algum problema, assim como é dele a responsabilidade pedagógica. Ou seja, não apenas o método de ensino, mas a conduta de todos os professores.
O coordenador pedagógico é também um dos profissionais que mais recebe cobranças internas e externas. Por ser um expert nas práticas de ensino ele se torna uma espécie de conselheiro para professores e também para pais interessados na metodologia de ensino aplicada.
Por conhecer bem as práticas de ensino e ter mais experiência, ele atua junto ao diretor para facilitar o trabalho de quem está dentro da sala de aula e expor as vantagens da prática adotada.
Já o orientador educacional é aquele profissional que consegue diagnosticar o nível de aprendizagem do aluno e suas dificuldades, coordenar o professor e descobrir as falhas que podem estar atrapalhando a evolução dos estudantes.
a)aos alunos, suas histórias, sucessos, dificuldades e suas famílias.
De nada. Não desistam!