Questão deveria ser ANULADA. Corretas letra a), b) e e)
Questionável a letra a)
Quanto maior o módulo de finura das areias (+ grossos os grãos), desde que produzam argamassas trabalháveis, > será a resistência de aderência obtida.
https://www.passeidireto.com/arquivo/20233894/tecnologia-de-argamassa-i
Letra b) correta
Temos uma maior adesão inicial com a redução da tensão superficial.
E como obtemos a redução da tensão superficial ? Pela alteração da composição das argamassas. A tensão superficial tem uma relação inversa com o teor de cimento. Quando maior o teor de cimento, menor a Tensão Superficial ;
Ou seja, o esquema seria assim:
uma > ADESÃO se consegue com uma < TENSÃO SUPERFICIAL que se consegue através de um > TEOR DE CIMENTO.
Então está correta a alternativa, pois a adesão é função direta do teor de cimento. Quanto maior o teor de cimento, maior a adesão.
https://www.passeidireto.com/arquivo/20233894/tecnologia-de-argamassa-i
Letra c) errada
Argamassas muito ricas em cimento sofrem MAIS influência dos fenômenos de retração.
Letra D) errada
O potencial de retração da argamassa sofre influência da granulometria da areia, sendo MENOR a retração no agregado de granulometria contínua.
Quanto mais contínua for a granulometria, maior o empacotamento e menor o número de vazios, contribuindo para uma menor retração.
Isso porque quanto mais elevado for o volume de vazios a ser preenchido pela pasta aglomerante, > o potencial de retração da argamassa.
Letra E) correta
A retenção de água da argamassa tem relação direta com diversas propriedades no estado endurecido, como aderência, resistência mecânica final e durabilidade.
A retenção de água interfere no comportamento da argamassa no estado fresco e no estado endurecido. Após o endurecimento, as argamassas dependem de uma adequada retenção de água, para que as reações químicas de endurecimento dos aglomerantes se efetuem de maneira apropriada.
- O perfeito estabelecimento da Aderência ( mais precisamente da "microaderência") está condicionada também a capacidade de retenção de água da pasta. Afinal, para a ancoragem no substrato é necessário que seja absorvido a pasta e nunca somente a água. Se a argamassa não tiver essa capacidade de retenção de água, ou seja, de manter a estabilidade (homogeneidade) da pasta, nos "pregos " formados só teria a absorção de água, interferindo na resistência à aderência.
Sobre a letra E:
" A aderência da argamassa é uma propriedade do estado endurecido que diz respeito a resistência de tensões normais e tangenciais, e também a ampliação do contato entre a argamassa e uma base, ou seja, capacidade do revestimento de aderir ao substrato.
Os principais mecanismos de aderência são: pela ancoragem da pasta aglomerante nos poros da base onde passa pelo processo de endurecimento, e também por efeito de ancoragem mecânica da argamassa nas concavidades e saliências macroscópicas da superfície a ser revestida. "
Ou seja, a retenção de água não tem uma relação direta com a aderência. A aderência tem uma relação direta com as condições do substrato, da superfície sobre a qual a argamassa será aplicada.