-
A carbonatação aumenta a resistência mecânica????
-
Bem, a única explicação possível que consigo ter:
A carbonatação está intimamente ligada à porosidade (facilidade de difusão do CO2) do concreto que, por sua vez, é determinante para sua resistencia mecanica.
a) poros saturados dificultam a carbonatação justamente pq eles precisam estar vazios para que o CO2 circule
d) Quanto mais água, mais poros (evaporação) , maior a profundidade da carbonatação
e) Quanto mais cimento, menos poros
c) A carbonatação produz CaCO3 que preenche os vazios do concreto e, devido a isso, aumenta sua resistencia.
-
A carbonatação aumenta a resistência mecânica e o módulo de elasticidade do concreto, à exceção de cimentos contendo escória de alto-forno, em razão do aumento da porosidade neste caso particular
-
Rídiculo
-
Bauer (1995) estudando um concreto com adição de 24% de escória constatou desempenho inferior em relação à carbonatação, apesar do efeito benéfico de refinamento dos poros.
ISAIA (2000) O emprego de Adições pozolanicas resulta em maiores taxas de carbonataçao
Thomas garcia Carmona - Modelos de previsão da despassivação de Armaduras em estruturas sujeitas à carbonatação.
-
A retração por carbonatação também pode ser considerada uma retração química. Entretanto, ocorre pela reação de um produto do cimento já hidratado, o hidróxido de cálcio (CH), com o dióxido de carbono (CO2), produzindo o carbonato de cálcio mais água [Ca(OH)2 + CO2 CaCO3 + H2O]; esta reação ocorre com diminuição de volume. A carbonatação pode melhorar algumas características do concreto. Porém, devido ao cobrimento insuficiente e a fissuração, a carbonatação pode despassivar a armadura, deixando-a suscetível à corrosão.
ESTRUTURAS DE CONCRETO – CAPÍTULO 2 Libânio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos, Thiago Catoia, Bruna Catoia
-
Cuidado turma!
A questão em momento algum aludiu ao concreto armado, senão ao "concreto", isto é, concreto simples. Nesta ótica, veja o que diz Bauer (1994) sobre a famigerada carbonatação:
26.1 EFEITOS DA CARBONATAÇÃO SOBRE O CONCRETO E CONCRETO ARMADO
Sobre o concreto, a carbonatação tem um efeito muito favorável, pois torna-o mais compacto, aumentando sua resistência e impermeabilidade. A superfície carbonatada forma uma proteção e barreira natural contra a penetração de gases e líquidos, de maneira que podemos dizer que para o concreto simples, não armado, a carbonatação não produz nenhum dano, pelo contrário, protege-o contra ataques externos.
Porém, para o concreto armado, a carbonatação não age no sentido de sua segurança. É sabido e reconhecido que o concreto protege a armadura contra o ataque externo e a corrosão. [...] (ipsis litteris)
Livro: Materiais de Construção, Volume 2, 5ª edição. L. A. Falcão Bauer. Pág 820
-
Essa questão pqp, pegadinha da pegadinha
-
Ainda não entendi por que a letra C está correta. Alguém dá uma luz?
-
letra c)
" A carbonatação em si, e se ficasse restrita a uma espessura inferior à da camada de cobrimento das armaduras, seria até benéfica para o concreto, pois aumentaria as suas resistências químicas e mecânicas.
A questão é que, em função da concentração de CO2 na atmosfera e da porosidade e nível de fissuração do concreto, a carbonatação pode atingir a armadura, quebrando o filme óxido que a protege, corroendo-a."
FONTE: Livro Patologia, recuperação e reforço das estruturas de concreto - PINI (pág. 75)
-
Menos errada Letra B
De resto, Todas erradas
-
complementando o segundo trecho do gabarito...
Retirado do resumo do trabalho "CARBONATAÇÃO E ABSORÇÃO CAPILAR EM CONCRETOS DE CIMENTO PORTLAND BRANCO COM ALTOS TEORES DE ADIÇÃO DE ESCÓRIA DE ALTO FORNO E ATIVADOR QUÍMICO"
"Dos resultados obtidos constatou-se redução nos valores de resistência à compressão das misturas com escória com o aumento no teor de adição e da relação água/aglomerante"
Portanto, conclui-se que a carbonatação, que é até benéfica ao concreto em geral (apenas ao concreto, esquece armadura), é prejudicial aos concretos com adição de escória de alto forno.
Fonte: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/7702