SóProvas


ID
2996428
Banca
IESES
Órgão
TJ-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Assinale a resposta correta:

Alternativas
Comentários
  • A questão proposta tem uma orientação falha pois é pedido que seja assinalada a "resposta correta" e não é enunciada uma pergunta. A temática das alternativas não é oferecida, o que faz com o que se pede que seja um pouco "adivinhação". Isso pode ser um elemento desequilibrador.

    Há, portanto, que ler atentamente cada alternativa para que seja possível assinalar a afirmativa que é correta. O tema é Literatura. Brasileira e Mundial.

    A questão demanda um conhecimento específico de literatura . Ao menos o conhecimento dos nomes de obras e autores, mesmo que as obras não tenham sido apreciadas.

    A) CORRETA - Embora são seja dos escritores brasileiros mais conhecidos, Cruz e Sousa foi importante poeta do século XIX. Ficou conhecido, à época pelo apelido de Dante Negro ou Cisne Negro. Como diz a afirmativa foi um dos precursores do simbolismo no Brasil. Segundo Antonio Cândido, Cruz e Sousa foi o "único escritor eminente de pura raça negra na literatura brasileira, onde são numerosos os mestiços".

    B) INCORRETA- Todas as obras elencadas são do escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2017. Pablo Neruda que recebeu o prêmio Nobel em 1971 era poeta.

    C) INCORRETA - Entre as obras citadas, apenas O Guarani é de autoria de José de Alencar. Todas as outras são de autoria de Machado de Assis.

    D) INCORRETA - O trecho citado não é retirado de Os Lusíadas de Camões e sim do poeta Fernando Pessoa. Da mesma maneira que Camões, Pessoa homenageia os navegantes portugueses dos séculos XV e XVI

    RESPOSTA : A
  • B - Essas obras são do escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro, que foi anunciado vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2017.

    C -Obras de Machado de Assis: A mão e a luva (1874), Helena ( 1876) e Iaiá Garcia (1878)

    O Guarani (1857) é de José de Alencar.

    D - Poema de: Fernando Pessoa, "Mar Português" in Obra poética. Ria de Janeiro, Editora José Aguilar, 1960, p 19.

    (Já Os Lusíadas foi publicada em 1572)