SóProvas


ID
2996869
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em situações de perigo, o sistema nervoso autônomo simpático produz uma série de alterações fisiológicas importantes para o corpo humano. Essa resposta do organismo é chamada de reação de luta ou fuga e provoca a liberação de adrenalina na corrente sanguínea.

A liberação desse hormônio resulta na redução do seguinte processo vital:

Alternativas
Comentários
  • Os movimentos peristálticos ocorrem como consequência da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório. Esses movimentos, chamados normalmente apenas de peristaltismo, são essenciais para o processo digestivo, uma vez que garantem a movimentação dos alimentos ao longo do sistema digestório.

  • A questão aborda a liberação do hormônio adrenalina, que resulta em uma reação de fuga no sistema nervoso do corpo humano. Para a resolução dessa questão, precisaremos analisar se os órgãos controlados pelo sistema nervoso autônomo estão sendo estimulados ou inibidos, a partir da liberação de adrenalina no sangue.

    O sistema nervoso, exclusivo dos animais, controla diversas funções do organismo por meio de mensagens e estímulos elétricos transmitidos pelos nervos. Ele é dividido em sistema nervoso central (SNC) composto por encéfalo e medula espinhal e sistema nervoso periférico (SNP) composto por gânglios nervosos, nervos cranianos e nervos espinhais, também responsável pelo sistema nervoso somático e autônomo. O sistema nervoso autônomo controla as atividades involuntárias da vida, e a maioria dos órgãos controlados por esse sistema recebe um nervo que estimula (simpático) e outro que inibe (parassimpático) o seu funcionamento. O hormônio liberado nos nervos do parassimpático é a acetilcolina, e do simpático é a adrenalina. No coração, o simpático estimula e o parassimpático inibe, enquanto que nos músculos do tubo digestório (estômago e intestino) o simpático diminui a peristalse e o parassimpático aumenta. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    A liberação do hormônio irá reduzir, então,
    a) sístole ventricular. Os batimentos cardíacos são estimulados pela adrenalina (simpático), então os movimentos de sístole e diástole aumentam. Incorreta.

    b) batimento cardíaco. O simpático libera adrenalina, que aumenta os batimentos cardíacos. Incorreta.

    c) dilatação brônquica. A adrenalina prioriza os processos importantes para uma reação de fuga, facilitando a passagem das vias respiratórias através do aumento da dilatação dos brônquios. Incorreta.

    d) peristaltismo intestinal. Assim como o processo de excreção (urina), o peristaltismo é reduzido por não ser considerado um processo de emergência pelo organismo. Correta.
    Gabarito do professor: Letra D.
  • Reduz-se os movimentos peristálticos para gastar energia com outras alterações fisiológicas no momento de estresse.

  • Na luta ou fuga vc tranca.

  • Fui por eliminação: na hora do desespero que vem a adrenalina, os batimentos cardíacos aumentam, logo, não tem como ser a A e nem a B.

    A respiração fica ofegante, ou seja, não se pode diminuir a dilatação brônquica. Na verdade, ela aumenta.

    Só resta a D.