SóProvas


ID
2997010
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia a descrição a seguir.


São a maneira mais prática de editar imagens que chegam de última hora e também porque possibilitam dinamismo ao telejornal. Permitem que um número maior de notícias ilustradas seja divulgado, tendo em vista que podem ocupar o mesmo tempo da nota (geralmente entre vinte e trinta segundos). Esse formato combina o texto lido, ao vivo, pelo apresentador, com cenas que são inseridas por cima, sem a necessidade de gravar o off de maneira prévia. A exibição das imagens é simultânea à narração e o jornalista pode fazer alterações no texto de última hora e a reedição das cenas também é mais rápida. Possibilita, inclusive, a inserção de fotografias, quando ainda não se possui imagens em movimento dos fatos.

SIQUEIRA, Fabiana Cardoso de; VIZEU, Alfredo. Jornalismo em transformação: as escolhas dos formatos das notícias na TV. In: COUTINHO, Iluska; MELLO, Edna; PORCELLO, Flávia; VIZEU, Alfredo. (Orgs.). Telejornalismo em questão. Florianópolis: Insular, 2014.


A descrição apresentada refere-se ao seguinte formato de notícia:

Alternativas
Comentários
  • As notas ao vivo com imagens, no entanto, são cada vez mais frequentes, primeiro, porque são a maneira mais fácil de editar imagens que chegam de última hora e segundo, porque possibilitam dinamismo ao telejornal, pois permitem que um número maior de notícias ilustradas seja divulgado, tendo em vista que podem ocupar o mesmo tempo da nota (geralmente entre vinte e trinta segundos).

    Esse formato combina o texto lido, ao vivo, pelo apresentador, com cenas ou recursos gráficos que são inseridos por cima, sem a necessidade de se gravar o off previamente. A exibição é simultânea e o jornalista pode fazer alterações no texto de última hora e a reedição das imagens também é mais rápida.

    Fonte: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10895/1/tese%20fabiana.pdf

  • Nota ao vivo/pelada: Notícia lida pelo apresentador do telejornal, sem qualquer imagem de ilustração.

    Nota pé: Nota ao vivo, lida ao final da matéria, com informações complementares.

    Nota coberta: Nota cuja a cabeça é lida pelo apresentador e o texto seguinte é coberto com imagens. Esta nota pode ser gravada ou ao vivo.

  • Não consegui entender porque a resposta não é nota coberta , já que a nota ao vivo/ pelada não tem qualquer imagem de ilustração e o enunciado da questão disse:

    São a maneira mais prática de editar imagens que chegam de última hora e também porque possibilitam dinamismo ao telejornal. Permitem que um número maior de notícias ilustradas seja divulgado, tendo em vista que podem ocupar o mesmo tempo da nota (geralmente entre vinte e trinta segundos). Esse formato combina o texto lido, ao vivo, pelo apresentador, com cenas que são inseridas por cima, sem a necessidade de gravar o off de maneira prévia. A exibição das imagens é simultânea à narração e o jornalista pode fazer alterações no texto de última hora e a reedição das cenas também é mais rápida. Possibilita, inclusive, a inserção de fotografias, quando ainda não se possui imagens em movimento dos fatos.

  • Em resposta ao Rafael Mesquita, a resposta esta no próprio enunciado. Não poderá ser nota coberta porque a questão disse que esse formato em questão é ao vivo:

    "Esse formato combina o texto lido, ao vivo, pelo apresentador, com cenas ou recursos gráficos que são inseridos..."