SóProvas


ID
2997163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca de ética no serviço público, moral e exercício da cidadania, julgue o item a seguir.


De acordo com o conceito de imperativo categórico, de Kant, o dever denota uma forma, que é válida para toda ação moral e implica a universalidade da conduta ética, de modo que o indivíduo deve agir como se a máxima de sua ação pudesse se tornar uma lei universal.

Alternativas
Comentários
  • A grande dificuldade consiste em definir quais seriam os princípios gerais do direito. A título exemplificativo, ARTHUR KAUFMANN elenca ao menos seis princípios gerais do direito:

    1) princípio do suum cuique tribuere (Cícero), significa dar a cada

    um o que é seu. Assim, cada um tem o direito de levar uma ida

    conforme as suas características, desde que não exponha os outros

    a perigo; 2) a regra de ouro (Sermão da montanha de Jesus).

    Faça aos outros o que gostaria de fizessem a ti; 3) imperativo

    categórico de Kant. O cidadão deve agir de acordo com aquelas

    máximas que possam ser erigidas a leis gerais. O ser humano

    deve ser ratado como meio e não fim; 4) princípio da equidade

    (John Rawls). Todos os envolvidos devem participar igualmente

    tanto nos benefícios quanto nos encargos; 5) princípio da responsabilidade

    (Hans Jonas). A ação do cidadão não pode destruir ou

    diminuir a possibilidade de subsistência da vida humana e de seu

    ambiente; 6) princípio da tolerância (Arthur Kaufmann). A ação

    humana deve sempre ser direcionada na intenção de diminuir a

    miséria humana 20.

    Fonte: Noções Gerais de Direito e Formação Humanísitica - João Paulo Lordelo

    O pós-positivismo teve como proposta retomar uma reaproximação entre Direito e ética, focando na importância do ordenamento positivo no que tange aos direitos humanos, a separação do legalismo acrítico e a almejada volta aos valores e a reafirmação da dignidade como fundamento de Direito e dos direitos humanos. Há, por outro lado, o reconhecimento da normatividade dos princípios, ou seja, uma nova hermenêutica constitucional, de uma pluralidade política e jurídica e da essencialidade dos direitos fundamentais, uma vez que esses são a essência do Estado e possuem origem no jusnaturalismo. Portanto, a dita “virada Kantiana” nada mais é que o pós-positivismo em si, ou seja, a reaproximação entre ética e Direito – posicionamento adotado pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, uma vez que a mesma determina a primazia dos direitos humanos e o reconhecimento da dignidade da pessoa humana como epicentro do ordenamento jurídico brasileiro.

    Fonte: Leonardo Lopes de Almeida Duarte (Âmbito Jurídico)

  • Kant afirmava que as ações consideradas moralmente boas deveriam ser universais, ou seja, deveriam ser boas independentemente do local ou do momento histórico em que fossem praticadas. (Estratégia Concursos)

    Complementando:

    O imperativo categórico defende que os indivíduos deveriam agir em conformidade com aquilo que gostariam de ver como lei universal, ou seja, não deveriam fazer aos outros aquilo que não gostariam que os outros fizessem a eles. Por conta desse conceito de lei, o imperativo categórico também era designado de imperativo universal.

  • Kant desenvolve um de seus principais conceitos, o Imperativo Categórico, que para ele, quando um indivíduo encontrar-se diante de um dilema, sem saber de fato o que seguir, ele deve perguntar-se “seria saudável para a sociedade se todos fizessem isso que estou prestes a fazer?” Se não for, você deve evitar a ação, através do uso da racionalidade.

  • Gabarito''Certo''.

    >O imperativo categórico é um conceito da filosofia desenvolvido pelo filósofo Immanuel Kant, que defende que todo ser humano deve agir de acordo com princípios morais.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • O imperativo categórico é um conceito da filosofia desenvolvido pelo filósofo Immanuel Kantque defende que todo ser humano deve agir de acordo com princípios morais.

  • Kant afirmava que as ações consideradas moralmente boas deveriam ser universais, ou seja, deveriam ser boas independentemente do local ou do momento histórico em que fossem praticadas. Obviamente essa ideia já foi há muito refutada pelos filósofos, pois os aspectos culturais e sociológicos conferem valores diferentes às ações, de acordo com a época e local. Em outras palavras, a moral varia no tempo e no espaço, e por isso a valoração conferida às ações também.

    GAB - C

  • Ética é teoria ----------------- Moral é prática

    Ética é o princípio ------------ Moral é conduta 

    Ética é permanente ---------- Moral é temporal

    Ética é universal -------------- Moral é cultura

    Ética é regra ------------------ Moral é conduta da regra

     

    Bizu1:

    éTica = Teoria

    moRal = pRática

     

    BIZU2:

    éTica --------> Teoria

    étIca ---------> Imutável

    Ética --------> univErsalidade

    -----        --------------

    moRal ------> Regras

    Moral -------> Mutável

    mOral ------> cOstumes

     

     

    Achei Aqui no QC com o Leonardo Mendes

  • Gabarito C

  • Lembrei- me do Professor de ética na graduação @Wiltonresplande, achei que essa matéria não seria cobrada em concurso público.

  • Kant afirmava que toda ação considerada boa moralmente deveria ser universal,ou seja, ser boa em qualquer tempo e em qualquer lugar. (Alfacon)

    GAb.: Certo.

  • Imperativo Categórico para Kant, o homem só é racionalmente moral quando age por dever, sem nenhum tipo de interesse ou inclinação. Só esse tipo de ação pode ser universalizável, que é uma exigência da razão.

    Só o homem, que age de acordo com a boa vontade que o leva a seguir o dever, é livre, pois ele age sem ser escravos de suas paixões, obedecendo somente a lei moral objetiva que é válida para todos, ou seja, universal.

    Assim, a resposta que Kant dá para a pergunta “o que fazer”, é: “age de tal maneira que o motivo que te levou a agirpossa se tornar lei universal”.

    Essa é a regra de ouro da moral kantiana, que serve para guiar o agir moral em qualquer lugar, tempo e circunstância. É uma regra universal.

    Assim, ele responde também à pergunta: “por que agir dessa maneira?”. O homem deve agir dessa forma porque essa é a maneira racional de agir. Seguir a lei ditada pela razão é, em última instância, ser livre. Kant estabelece dessa forma a deontologia moral, que é agir somente por dever. E essa doutrina moral é formalista porque não admite nenhum tipo de motivação que não seja o dever.

    Explicação extraída do Canal do Youtube "Filosofia Total com Prof. Anderson Pinho.

  • >O imperativo categórico é um conceito da filosofia desenvolvido pelo filósofo Immanuel Kantque defende que todo ser humano deve agir de acordo com princípios morais.

  •  De acordo com o enunciado é possível identificar que a Banca quer saber se o candidato conhece o conceito de imperativo categórico desenvolvido pelo filósofo Immanuel Kant (1724 – 1804).


    O imperativo categórico defende que todo ser humano deve agir de acordo com princípios morais e éticos, de modo que pudessem ser tornar universais. Para Kant, o indivíduo deve pautar suas ações e condutas em valores considerados universais e atemporais.


    Gabarito do professor: CERTO.

  • Uma breve anotação que fiz sobre:

    Immanuel Kant: Imperativo categórico

    Imperativo Categórico: é o dever que as pessoas tem que agir baseado em princípios que desejaria ver aplicados universalmente "fazer bem a todos que eu queria que fizessem a mim" --> Universalmente

    Imperativo: dever moral 

    Categórico:atinge a todos - "todos os imperativos categóricos se expressam pelo dever"

    -->Somente ao ser humano, em suas ações, pelos princípios;

    Imperativo

    Certo é certo sempre, independente da situação= acabando com o certo relativo

    Contrato social= para kant, é uma simples ideia de razão, um princípio; as pessoas devem se nortear por princípios

    Lei= moral universal- princípios que foram criados por uma sociedade, baseados em uma razão.

    Cada indivíduo se ele se basear no imperativo categórico ele estará de acordo com a sociedade, de acordo com e lei.

  • Kant afirmava que toda ação considerada boa moralmente deveria ser universal,ou seja, ser boa em qualquer tempo e em qualquer lugar.

  • Decifrando o enunciado.

    "De acordo com o conceito de imperativo categórico, de Kant, o dever denota uma forma (lei, ou seja, imagine o policial age acoberto pela lei), que é válida para toda ação moral e implica a universalidade da conduta ética (a moralidade deve ser pautada dentro da ética), de modo que o indivíduo deve agir como se a máxima de sua ação pudesse se tornar uma lei universal (a lei por mais injusta que possa ser ela não deve ser aplicada apenas a alguns indivíduos tendo esta que ser universal)."

  • Kant definiu a lei fundamental da razão pura prática, que se resume no seguinte postulado: Age de tal modo que a máxima de tua vontade possa valer-te sempre como princípio de uma legislação universal.

  • O enunciado está perfeito. De acordo com a ética kantiana, existem regras universais que devem ser seguidas por todos os indivíduos de forma independente de seus desejos e intenções. Assim, segundo Kant, uma atitude ética seria aquela que poderia ser tomada por todos e aplicadas a todos (imperativa categórico), sem causar prejuízo a ninguém.

    Gabarito: Certo

  • Emanuel Kant - não se pode tomar uma conduta, que se todos tomassem, iria trazer o declínio de toda sociedade.

  • O imperativo categórico defende que todo ser humano deve agir de acordo com princípios morais e éticos, de modo que pudessem ser tornar universais. Para Kant, o indivíduo deve pautar suas ações e condutas em valores considerados universais e atemporais.

    Gabarito: CERTO.

  • O imperativo categórico defende que todo ser humano deve agir de acordo com princípios morais e éticos, de modo que pudessem ser tornar universais. Para Kant, o indivíduo deve pautar suas ações e condutas em valores considerados universais e atemporais.

    Gabarito: CERTO.

  • O imperativo categórico defende que todo ser humano deve agir de acordo com princípios morais e éticos, de modo que pudessem ser tornar universais. Para Kant, o indivíduo deve pautar suas ações e condutas em valores considerados universais e atemporais.

    Gabarito: CERTO.

  • O imperativo categórico defende que todo ser humano deve agir de acordo com princípios morais e éticos, de modo que pudessem ser tornar universais. Para Kant, o indivíduo deve pautar suas ações e condutas em valores considerados universais e atemporais.

    Gabarito: CERTO.

  • Cespe gosta desse tal imperativo categórico...

    Acerca de ética no serviço público, moral e exercício da cidadania, julgue o item a seguir.

    De acordo com o conceito de imperativo categórico, de Kant, o dever denota uma forma, que é válida para toda ação moral e implica a universalidade da conduta ética, de modo que o indivíduo deve agir como se a máxima de sua ação pudesse se tornar uma lei universal.

    GAB C

    Outra questão parecida...

    Ano: 2020 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A respeito de moral, ética e valores, julgue o item que se segue.

    O imperativo categórico, para ser considerado ético, deve limitar-se a determinado grupo social e, portanto, não possuir caráter universal.

    GAB E

    *Portanto, conclui-se sobre o imperativo categórico:

    I) Todo ser humano deve agir de acordo com a ética e a moral.

    II) O agir deve ser carregado de ética e moral em qualquer lugar (universal e, inclusive, atemporal).

  • De acordo com o enunciado é possível identificar que a Banca quer saber se o candidato conhece o conceito de imperativo categórico desenvolvido pelo filósofo Immanuel Kant (1724 – 1804).

    O imperativo categórico defende que todo ser humano deve agir de acordo com princípios morais e éticos, de modo que pudessem ser tornar universais. Para Kant, o indivíduo deve pautar suas ações e condutas em valores considerados universais e atemporais.

    Gabarito do professor: CERTO.

  • Kant tem mais é o que boi tem: Chifre e couro véii.

  •  Immanuel Kant = Emanuel = Jesus = Não faça aos outros o que não faria a si mesmo = valores universais e atemporais.

  • resumindo, tem que dar o exemplo, pois suas ações refletem no seu futuro e de outras pessoas.

  • Só lembrar do KANT,da batalha de rimas, oq ele falou pro Guinho na batalha repercute até hoje (no futuro).

    Quem gosta de rap vai entender a minha referência rs

  • EU PERDI ESSA AULA, O GABRIEL MONTEIRO ENTROU NA SALA NA ÉPOCA KKKK

  • IMPERATTIVO CATEGORICO: Immanuel Kant é NeoContratualista!!

    " O IMPERATIVO CATEGÓRICO É, POIS, ÚNICO, E É COMO SEGUE: AGE SÓ, SEGUNDO UMA MÁXIMA TAL, QUE POSSAS QUERER AO MESMO TEMPO QUE SE TORNE LEI UNIVERSAL."

    "AGE DE TAL MODO QUE A MÁXIMA DA TUA VONTADE POSSA VALER SEMPRE, SEMPRE AO MESMO TEMPO COMO PRINCÍPIO DE UMA LEGISLAÇÃO UNIVERSAL."

    O IMPERATIVO CATEGÓRICO, EM SÍNTESE, QUER DIZER "AGIR DE MODO QUE SUA AÇÃO SEJA UM FIM EM SI MESMA, ISTO É, AGIR SEM FINALIDADES INSTRUMENTAIS QUE LEVAM A OBJETIVOS ANTIÉTICOS." AGIR DE MODO QUE SUA CONDUTA SEJA ACEITÁVEL EM QUALQUER TEMPO E LUGAR (UNIVERSALISMO MORAL)

  • Acertei pelo fato de lembrar da UNIVERSALIDADE!

  • AGORA TEM DE SABER QUEM É QUEM, QUEM PENSA O QUE... MATÉRIA DE MALUCO MANÉ

  • Quando começo a ler questões que falam desses pensadores, acho que não tô entendendo nada, mas, quando termino de ler, tenho certeza que não entendi nada.

  • O CESPE AMA ESSE Kant

  • Imperativo categórico desenvolvido pelo filósofo Immanuel Kant (1724 – 1804)

    O imperativo categórico defende que todo ser humano deve agir de acordo com princípios morais e éticos, de modo que pudessem ser tornar universais. Para Kant, o indivíduo deve pautar suas ações e condutas em valores considerados universais e atemporais.

  • O imperativo categórico defende que todo ser humano deve agir de acordo com princípios morais e éticos, de modo que pudessem ser tornar universais

  • - TEORIA MORAL DE KANT:

    Como se sabe o que é certo?

    • Para se avaliar se uma ação é moralmente correta, Kant propunha que se avaliasse o quanto ela poderia ser universalizada, ou seja, o agente deve imaginar se sua ação seria boa para todos que a praticassem. A esse critério ele chamou de "imperativo categórico", pois se tratava de um mandamento (imperativo) e que deveria ser obedecido de forma incondicional (de forma categórica e não hipotética, como se dependesse de alguma condição).

    Obs.: Deve-se pensar na universalização da ação, por exemplo, se uma pessoa vai de metrô e visualiza as poltronas de idoso e não senta, com certeza essa ação se fosse feita por todos, ou seja, se todos respeitassem o que está escrito no banco do metrô seria muito bom.

  • Acerca de ética no serviço público, moral e exercício da cidadania, é correto afirmar que: De acordo com o conceito de imperativo categórico, de Kant, o dever denota uma forma, que é válida para toda ação moral e implica a universalidade da conduta ética, de modo que o indivíduo deve agir como se a máxima de sua ação pudesse se tornar uma lei universal.

  • Me sinto mto cdf depois dessa..

  • Gab: certo.

  • essa eu não entendi msm

  • mas lendo o comentário da Paulinha deu pra sacar, e deu pra entender pq errei: pela parte:" deve agir como se a máxima de sua ação"

  • Muito bacana a banca trazer um pouco de filosofia para o mundo dos concursos de outras áreas. Crítica da Razão Prática (Kant).

  • Quando faço essas questoes de ética fico sentindo que estou na brisa! Bem chapada. pqp

  • Ela cobrou esse tal de Kant em uma prova agora de 2021, eu não sabia nem pra que lado ia. (obs: essa prova ainda nao chegou aqui no qc)

    Para Kant, o princípio supremo da moralidade está diretamente relacionado à maximização do bem-estar geral. ERRADO

    pq está errada? Acredito que essa questão esteja se referindo ao utilitarismo.

    Filosoficamente, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase: Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo).

  • Aprendi Kant com o Prof Ricardo Barrios

  • Gabarito: Certo

  • De acordo com Imperativo Categórico, uma pessoa precisa se questionar quando for tomar tal decisão baseando no efeito que esta ação ira causar em toda a sociedade, de forma universal. se indagando, A SOCIEDADE VAI MELHORAR SE ESTA AÇÃO FOR COMUM A TODOS?“ (Imperativo Categórico) 

  • IMPERATIVO CATEGÓRICO - KANT

    1. modo como um indivíduo age com base em princípios que gostaria de ver aplicados é a máxima e poderá se tornar o que ele chama lei universal.
    2. deve ser livre de interesse (boa intenção)
    3. a ação deve possuir um fim em si mesma
    4. valoriza o valor intrínseco da conduta, o cumprimento do dever movido apenas pela decisão correta
    5. Se contrapõe ao subjetivismo utilitarista
  • IMMANUEL KANT

    • A razão deve ser encarada como base da moral. Partindo do princípio de identidade, o comportamento humano está relacionado com a identificação no outro, ou seja, a ação das pessoas influencia o comportamento individual. Ética e moral são os mais importantes valores do homem livre.

  • o imperativo categórico defende que os indivíduos deveriam agirem conformidade com aquilo que gostariam de ver como lei universal, ou seja,não deveriam fazer aos outros aquilo que não gostariam que os outros fizessem a eles.Por contradisse conceito de lei,o imperativo categórico também era designado de imperativo universal.
  • NEM CONHEÇO ESSE KANT E JA NÃO GOSTO DELE.

  • Para Kant, uma ação só é eticamente correta se for movida exclusivamente por uma boa intenção. O bem mais importante a ser buscado na conduta humana é agir a partir da consciência do que deve ser feito. Em outras palavras, agir bem é agir com base.

    Para se avaliar se uma ação é moralmente correta, kant propunha que se avaliasse o quanto ela poderia ser universalizada, ou seja, o agente deve imaginar se sua ação seria boa para que todos a praticassem. A esse critério ele chamou de "imperativo categórico", pois se tratava de um mandamento (imperativo) e que deveria ser obedecido de forma incondicional (de forma categórica e não hipotética, como se dependesse de alguma condição).

    Gaba C