A - COQUELUCHE: Doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete especificamente o aparelho respiratório (traquéia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca, cuja evolução se faz em três fases sucessivas:
B- CRIPTOSPORIDÍASE: É causada por um parasita chamado Cryptosporidium parvum . Esses parasitas vivem nos intestinos de pessoas e animais infectados. Eles também podem contaminar objetos e superfícies que as pessoas tocam. Além disso, eles podem estar no terreno onde a comida é cultivada. O parasita também pode estar em águas de lugares recreativos onde as pessoas nadam. A infecção ocorre quando engolir o parasita. Quando o parasita entra no intestino, ele deixa o seu quadro. Multiplica e pode causar uma infecção. Com o tempo, deixa o seu corpo quando você evacua.
C- CRIPTOCOCOSE: A criptococose é uma doença, classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode matar. O principal reservatório do fungo é matéria orgânica morta presente no solo, em frutas secas, cereais e nas árvores. O fungo causador da doença também é encontrado nas fezes de aves, principalmente dos pombos.
D- DIFTERIA: A difteria, que também pode ser chamada de crupe, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria conhecida como Corynebacterium diphtheriae, transmitida de pessoa para pessoa por meio das vias respiratórias ou então através de contato físico. A bactéria forma placas amareladas que se alojam nas amígdalas, laringe, faringe, nariz e até mesmo na pele. Em casos severos da difteria, inchaços no pescoço aumentando os gânglios linfáticos podem ocorrer causando dificuldade para respirar ou bloquear totalmente a respiração, levando o paciente à óbito.
E- DOENÇA DE LYME: A doença de Lyme, chamada também de borreliose, é uma zoonose causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, que é transmitida pelo carrapato Ixodes ricinus. Suas principais características são sintomas parecidos com os da gripe que podem evoluir para complicações mais graves, como artrite