SóProvas


ID
2998126
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Imunizações – PNI, por determinação do Ministério da Saúde, tem o objetivo de coordenar as ações de imunizações por meio de normas instituídas de forma nacional. No que concerne a este assunto, podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • DE ACORDO COM : INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM IMUNOBIOLÓGICOS BIO-MANGUINHOS / FIOCRUZ

     

    VACINA FEBRE AMARELA

     

    - A vacina liofilizada deve ser armazenada em geladeira entre 2 e 8ºC ou a -20ºC.

    - O prazo de validade desta vacina é de 36 meses a partir da fabricação.

    - Cuidados devem ser adotados a fim de manter a integridade tanto da vacina quanto do frasco, como transporte e armazenamento corretos.

    - Após a reconstituição, a vacina deve ser armazenada ao abrigo da luz direta e em temperaturas comprovadamente entre 2 e 8ºC.

    - Após a reconstituição, recomenda-se agitar suave e periodicamente o frasco da vacina para evitar o aumento da formação de pequenos grumos e filamentos.

    - O diluente pode ser armazenado no refrigerador ou à temperatura ambiente, e não deve ser congelado.

    - A vacina reconstituída não pode ser congelada.

    - O prazo de validade da vacina reconstituída é de até 06 horas desde que mantida em temperaturas entre 2 e 8ºC e se adotados cuidados que mantenham a integridade tanto da vacina quanto do frasco.

    - Qualquer quantidade não utilizada da vacina neste período deve ser descartada com segurança de acordo com os procedimentos estabelecidos localmente.

     

     

    http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=14091032016&pIdAnexo=3189203

  • Febre de 38,5 ou mais não contraindica a próxima dose de nenhuma vacina. Não usar antitermico antes da vacina e nem logo após . exceção para uso do antitermico somente para pacientes que após serem vacinados com DTP Ou DTPa apresentarem febre igual ou maior que 39, 5 + choro incontrolável ou convulsão ( ou histórico famíliar de convulsão ) após a vacina . Isso permite que na próxima dose da vacina possa ser usado antitermico profilático no momento da vacina e até às 48 horas subsequentes .

  • A febre em si não contraindica nenhuma vacina, mas pode gerar adiamento da dose e não cancelamento .

  • Adiar vacina se : doença febril grave ;

    Adiar por 90 dias após suspender o uso de corticóides em doses supressoras ;

    Adiar por 90 dias após receber hemoderivados . Obs : se precisar receber a vacina antes do hemoderivado aplicar 4 semanas antes a vacina .