SóProvas


ID
2998174
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Historicamente, a instituição Universidade constituiu-se como lugar de produção do conhecimento, posteriormente agregando a função de formação de profissionais, com caminhos e tempos distintos, conforme o país, mas que traz como marca inerente o reconhecimento de um dado tipo de conhecimento, o científico, e uma autonomia autocentrada que lhe permite estabelecer o que merece ser pesquisado e o tipo de diálogo ou monólogo em relação à sociedade, ou com quais setores ele é estabelecido. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.


I. A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

II. Mais marcadamente a partir do final dos anos de 1970, o processo de questionamento da ditadura e de posterior redemocratização do país foi acompanhado de fortalecimento dos movimentos sociais, com proposições de maior abertura política, mas também acadêmica, atribuindo-se à educação um papel fundamental e às Universidades funções sociais e políticas, o que necessariamente envolve a Pesquisa.

III. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

IV. Quando da elaboração da Constituição Brasileira de 1988, o Fórum Nacional da Educação na Constituinte liderou a aprovação de emenda popular que formulava o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada e expressão da expectativa de construção de um projeto democrático de sociedade.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • III - Quando da elaboração da Constituição Brasileira de 1988, o Fórum Nacional da Educação na Constituinte liderou a aprovação de emenda popular que formulava o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada e expressão da expectativa de construção de um projeto democrático de sociedade, que se tornou o artigo 207 da Constituição.

    MACIEL, A. S. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: um balanço do período 1988-2008. 2010. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, 2010. Disponível em  <https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/JCDYEEPBFDYY.pdf>

  • GABARITO: LETRA E

  • Assertiva I. Correta - papel da extensão: articular ensino e pesquisa com a comunidade

    Assertiva II. Incorreta - Recorri ao trecho original do artigo e o erro, embora sutil, é bem importante, todo o parágrafo está correto, exceto pela conclusão que no enunciado direciona para a PESQUISA, e no trecho original para a EXTENSÃO, o que ficaria mais condizente.

    Assertiva III. Correta - as universidades não podem abrir mão da indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão E gozam das autonomias didática, científica, administrativa, patrimonial (gestão democrática)

    Assertiva IV. Versa sobre o artigo 207 da Constituição (88), de forma histórica e narrativa.

  • Confesso que acertei por ver apenas a letra E como alternativa.

    O examinar apenas trocou a palavra extensão do texto original (artigo já citado pelos colegas) por pesquisa.

    "Mais marcadamente a partir do final dos anos de 1970, o processo de questionamento da ditadura e de posterior redemocratização do país foi acompanhado de fortalecimento dos movimentos sociais, com proposições de maior abertura política, mas também acadêmica, atribuindo-se à educação um papel fundamental, e às Universidades funções sociais e políticas, o que necessariamente envolve a Extensão.

    Por exemplo, no trecho do documento da XXVIII Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), realizada em 1979: “Decorre da extensão o conhecimento da realidade, a formação de consciência crítica e enriquecimento curricular, beneficiando corpo docente, discente e administrativo” (MORAES FILHO; SILVEIRA, [2011], p. 5). "

    Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.

    São Francisco de Assis.