SóProvas


ID
2999269
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Inhapi - AL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da Resolução CFC nº 750/1993 e alterações, conforme Resolução CFC nº 1.282/2010, assinale a alternativa correta em relação ao Princípio da Oportunidade.

Alternativas
Comentários
  • Bom dia.
    Trata-se de princípios voltados para contabilidade e não princípios orçamentários.
    Obrigado pela colaboração.
    Bons estudos.


  • Alternativa correta letra A.

    Já que fica claro que no princípio da OPORTUNIDADE que a contabilização deve ser ÍNTEGRA E TEMPESTIVA.

    As palavras chave deste princípio são essas: ÍNTEGRAS E TEMPESTIVAS.

  • Gabarito alternativa A trecho literal do princípio da OPORTUNIDADE.

    A alternativa B, na verdade, refere-se ao princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGIINAL: "Artigo 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional."

    A alternativa C, na verdade, refere-se ao princípio da PRUDÊNCIA: "Artigo 10. (...)

    Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais."

    A alternativa D, na verdade, refere-se ao princípio da CONTINUIDADE: "Artigo 5º O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância."

    A alternativa E, na verdade, refere-se ao princípio da COMPETÊNCIA: "Artigo 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.".

    Erros, avisem-me por favor.

  • I-O PRINCÍPIO DA ENTIDADE  

    reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    II-O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE  

    pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

    III-O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE  

    refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    IV-O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA  

    determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

    -Não se reconhece uma receita em X1 que só presou em X2 

    -Tampouco uma despesa incorrida em X2, porém paga em X1 

    V-O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA  

    determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o PL 

    Estrutura Conceitual Básica CARACTERÍSTICAS DE MELHORIA (desejáveis, mas não críticas) CO-CO-TE-VE

  • Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    GABARITO: LETRA "A"

  • RESPOSTA A

    A) O Princípio da Oportunidade estabelece que as informações divulgadas pela contabilidade devem ser íntegras e tempestivas.

    >>A respeito da Resolução CFC n.º 750 — e alterações posteriores —, que dispõe sobre os princípios de contabilidade, julgue o item que se segue. A produção de informações contábeis tempestivas e íntegras apoia-se no princípio da oportunidade. (CERTO)

    E) As receitas decorrentes das vendas a prazo, ainda não recebidas, deverão ser contabilizadas juntamente com as demais receitas, para fins de apuração do resultado do exercício, em consonância com o Princípio da Oportunidade.

    >>Julgue o item a seguir, com relação aos fatos descritos e seus efeitos nas demonstrações contábeis, elaboradas conforme a Lei n.º 6.404/1976 (e alterações posteriores) e os pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). O valor das receitas de vendas a prazo que ainda não tenha sido recebido quando da elaboração da demonstração do resultado do exercício será evidenciado juntamente com o valor das demais receitas, em decorrência do princípio da competência. (CERTO)

    #SEFAZ-AL #UFAL2019 #questão.respondendo.questões

  • Fiquei um pouco intrigado com esta questão. Estar muito evidente o item "A" quanto ao princípio, corretíssimo!

    Porém, o item "C", referi-se a tempestividade dos registros, mesmo quando se depará com incertezas quanto a mensuração.

    No item "E", os valores recebidos e os a receber devem ser registrados integralmente. No entanto, ao meu ver,os 3 itens respaldam no princípio da oportunidade. É apenas uma observação na contextualização dos itens.

  • A) Princípio da Oportunidade;

    B) Princípio Registro pelo Valor Original;

    C) Princípio da Prudência;

    D) Princípio da Continuidade;

    E) Princípio da Competência.

  • Como eu gravei? OIT

    Segue lá @futuroagentefederal2021