SóProvas


ID
3000544
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Sítio Novo - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com IAMAMOTO (1999), em “Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional”, é preciso extrapolar o Serviço Social para melhor apreendê-lo na história da sociedade da qual ele é parte e expressão. E nesse sentido, aponta que para garantir uma sintonia do Serviço Social com os tempos atuais, é necessário

Alternativas
Comentários
  • 2. Sintonizando o Serviço Social com os novos tempos

    Preliminarmente, é importante explicitar os pressupostos para a análise da profissão hoje. Em primeiro lugar, para garantir uma sintonia do Serviço Social com os tempos atuais, é necessário romper com uma visão endógena, focalista, uma visão "de dentro" do Serviço Social, prisioneira em seus muros internos. Alargar os horizontes, olhar para mais longe, para o movimento das classes sociais e do Estado em suas relações com a sociedade; não para perder ou diluir as particularidades profissionais, mas, ao contrário, para iluminá-las com maior nitidez. 

    Gab C

  • Complementando o comentário da colega ALECRIM que trouxe a sintonia do Serviço Social com os tempos atuais....

    Na mesma página IAMAMOTO diz que : Os desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim ser um profissional propositivo e não só executivo.

  • Atenção! Muito cuidado com esta questão!

    Iamamoto (p. 20) expõe os 3 pressupostos para a análise da profissão. Para sintonizar o serviço social com os novos tempos:

    É necessário:

    romper com a visão endógena, focalista, uma visão de dentro do Serviço Social.

     Note que, para alargar os horizontes, é importante sair da redoma de vidro que aprisiona os assistentes sociais numa visão de dentro e para dentro do Serviço Social. Para isso, Iamamoto afirma que é necessário:

    > decifrar a realidade e construir propostas criativas de trabalho capazes de preservar e efetivar direitos.

    > ser um profissional propositivo, e não apenas executivo, que atua na formulação e na gestão de políticas sociais.

    > romper com a atividade burocrática e rotineira, que reduz o trabalho a mero emprego.

     

    Veja, se entendermos que todas as alternativas estão corretas, caberia recurso ou anulação desta questão!

    Acredito que a Banca entendeu a alternativa C como pressuposto e as demais como consequências deste pressuposto, porém, a autora expõe em seu livro, todas essas alternativas como sendo necessárias para um “olhar para fora” do Serviço Social.

    Gabarito: C