-
Gab. Letra E - A impessoalidade da correspondência se deve ao fato da homogeneidade e impessoalidade do destinatário.
-
faltou a opção : não tem nenhuma correta.
-
GAB LETRA E.
-
GABARITO: E
Conforme o Manual: "A impessoalidade decorre de princípio constitucional, cujo significado remete a dois aspectos: o primeiro, à obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público; o segundo sentido é o da abstração da pessoalidade dos atos administrativos, pois, apesar de a ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão-somente da vontade estatal. A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal".
Ademais, a impessoalidade decorre: da ausência de impressões individuais de quem comunica; da impessoalidade de quem recebe a comunicação e do caráter impessoal do próprio assunto tratado.
"Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián.
Bons estudos!
-
Gabarito: E
impessoalidade = A impessoalidade decorre de princípio constitucional (Constituição, art. 37), e seu significado remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público; o segundo, a abstração da pessoalidade dos atos administrativos, pois, apesar de a ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão-somente da vontade estatal.
-
BUGUEI NA ALTERNATIVA E.
NÃO SERIA IMPESSOALIDADE DO SIGNATÁRIO?
-
Esta
é uma questão que exige do candidato conhecimento referente a vários aspectos da redação oficial: correio eletrônico, pronome de tratamento, fecho e impessoalidade.
a) Conforme expõe o Manual de Redação, o correio eletrônico "Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública". Sendo assim, a afirmação apresentada nesta alternativa está incorreta.
b) O pronome de tratamento Vossa Magnificência é empregado em comunicações dirigidas a reitores de universidade, não para funcionário graduado. Portanto, esta alternativa está incorreta.
c) O Manual de Redação da Presidência da República estabelece
o emprego de apenas dois fechos diferentes para todas as modalidades de
comunicação oficial: Respeitosamente - Para autoridades de hierarquia superior a do
remetente, inclusive o Presidente da República; e Atenciosamente - Para autoridades de mesma hierarquia, de
hierarquia inferior ou demais casos. Desse modo, verificamos que as comunicações oficiais são encerradas de acordo com a hierarquia, não com o
grau de intimidade e, portanto, esta alternativa está incorreta.
d) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, "A impessoalidade decorre de princípio constitucional (Constituição, art. 37), e seu significado remete a dois aspectos: o primeiro é a obrigatoriedade de que a administração pública proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar ninguém, de que o seu norte seja, sempre, o interesse público" (grifo meu). Desse modo, podemos inferir que a impessoalidade denota caráter de interesse público do
assunto tratado e, portanto, a afirmação apresentada nesta alternativa está incorreta.
e) O Manual de Redação explica que a comunicação "pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a uma instituição privada, a outro órgão ou a outra entidade pública. Em todos os casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal" (grifo meu). Sendo assim, a afirmação apresentada nesta alternativa está correta.
Gabarito: Letra E
-
homogeneidade?