SóProvas


ID
3002638
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Num campo magnético uniforme não nulo B, de direção e sentido do eixo Ox, são lançadas, a partir da origem, três partículas iguais, de mesma carga q > 0. A primeira é lançada com velocidade v1 ≠ 0 perpendicular ao campo B, a segunda com velocidade v2 ≠ 0 de mesma direção e sentido de B, a terceira com velocidade v3 = v1 + v2. Para cada n = 1, 2, 3, a trajetória da enésima partícula é descrita por un(t) = (xn(t),yn(t),Zn(t)), t ≥ 0. Sendo assim, desprezando-se a influência de cada partícula no movimento das outras duas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Podemos analisar da seguinte maneira, temos um plano XYZ, porém isso não vêm ao caso, traçando o vetor B na mesma direção que o vetor 0X temos que v1 faz 90 graus, v2 faz 0 grau e v3 faz um ângulo teta qualquer, decompondo o v3, teremos componentes tanto em x quanto em y, e que v3x está na mesma direção que v2 , logo x2(t) = x3(t), que v1 está na mesma direção que v3y, logo y1(t) = y3(t) e somente terá movimento em Z a componente que está perpendicular e a componente que faz ângulo BxL, logo: z1(t) = z3(t), essa foi a minha explicação se alguém tiver uma boa fique à vontade

  • Excelente comentário, meus parabéns. Somente para agregar o comentário, v1 faz 90 e realiza um movimento circular uniforme entre as cargas. Existe um força centrípeta que aponta para o centro da trajetória. desenhando fica mais fácil de entender.

    Em v2, que temos um movimento retilíneo uniforme, podemos ter 0 graus e 180 graus, por isso só tem movimento na direção de x.

    Já em v3, que é v1+v2, e temos por definição que MCU+ MRU= Movimento harmônico simples, podendo ter qualquer ângulo.

    só ressaltei essa questão dos ângulos, pra quando for estudar o exercício, ficar mais fácil de compreender, apesar da questão não ser nada fácil kkkk