SóProvas


ID
3002968
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A fome – eis um problema tão velho quanto a própria vida. Para os homens, tão velho quanta a humanidade. E um desses problemas que põem em jogo a própria sobrevivência da espécie humana, a qual, para garantir sua perenidade, tem que lutar contra as doenças que a assaltam, abrigar-se das intempéries, defender-se dos seus inimigos. Antes de tudo, porém, precisa, dia após dia, encontrar com que subsistir – comer. É esta necessidade, é a fome que se encarrega de lembrá-la. Sob seu ferrão e para lutar contra ela, a humanidade aguçou seu gênio inventivo. Ninguém o ignora. E todo mundo sabe também que, nesse velho combate contra esta praga permanente, o homem conseguiu apenas uma vitória incerta e precária (prefácio de André Mayer, na nona edição do livro A geografia da fome, de Josué de Castro).

Mesmo Josué de Castro tendo publicado este clássico em 1960, a fome continua sendo, em 2019, um grave problema a ser enfrentado. A discussão sobre a fome, a miséria, seus reflexos e suas causas tem sido o alvo de teorias populacionais ao longo dos últimos séculos. Entre elas as teorias Malthusiana, Neomalthusiana e Reformista. Sobre essas teorias assinale a alternativa verdadeira:

Alternativas
Comentários
  • foco PMPR!

  • Malthus e sua teoria vivem por meio dos Neomalthusianos e por meio da associação entre teorias demográficas e a análise de questões socioeconômicas, orientando políticas antinatalistas e uma segunda via de explicações para as desigualdades sociais e econômicas entre países.

  • A letra A está invertida, na verdade a população é que teroricamente crescia em uma progressão geométrica e os alimentos por sua vez, numa progressão aritmética, o que evidentemente ocasionaria em um colapso caso seguisse nessa lógica. Apesar desta teoria não ter mais validade científica, infelizmente, mesmo com toda tecnologia que temos, sobretudo no campo da produção agrícula e industrial, ainda presenciamos a falta de alimentos em muitas mesas...