-
ATA
registro ou resenha de fatos ou ocorrências verificadas e resoluções tomadas numa assembleia ou numa reunião de corpo deliberativo ou consultivo de uma agremiação, associação, diretoria, congregação etc.
"livro de atas"
-
Gabarigo:D
É o fofoqueiro. Conta tudo o que viu. (Macetinho maroto)
-
GABARITO: LETRA D
Ata: É o instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia.
Estrutura:
- Título - ATA. Em se tratando de atas elaboradas sequencialmente, indicar o respectivo número da reunião ou sessão, em caixa-alta.
- Texto, incluindo: Preâmbulo - registro da situação espacial e temporal e participantes; Registro dos assuntos abordados e de suas decisões, com indicação das personalidades envolvidas, se for o caso;
Fecho - termo de encerramento com indicação, se necessário, do redator, do horário de encerramento, de convocação de nova reunião etc.
A ATA será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.
A fim de se evitarem rasuras nas atas manuscritas, deve-se, em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada.
No caso de omissão de informações ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “Em tempo” ao final da ATA, com o registro das informações corretas.
FONTE: MAX EDUCA
-
GAB: D
Ata: consiste em um resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões de sessões, reuniões ou semelhantes.
-
GAB: D
Ata: consiste em um resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões de sessões, reuniões ou semelhantes.
-
Gabarito D
TIPOS DE COMUNICAÇÃO:
· Circular – meio pela qual autoridades transmitem ordens uniformes (correspondência dirigida, ao mesmo tempo, a vários destinatários)
· Parecer: é o pronunciamento por escrito de uma opinião técnica a respeito de um ato realizado e indica a conclusão do trâmite de um processo.
· Edital é o ato pelo qual se faz publicar fato ou ordem da adm.;
· Aviso – fórmula utilizada pelos Ministros(MESMA HIERARQUIA), notadamente os militares, para prescreverem orientação aos respectivos subordinados sobre assuntos de seus Ministérios.
· Portaria – fórmula pela qual, autoridades inferiores AO CHEFE DO EXECUTIVO, expedem orientações gerais ou específicas.
· Ofício – meio de comunicação formal entre agentes administrativos. Partes do documento no padrão ofício: Cabeçalho, Identificação do expediente, Local e data do documento, Endereçamento, Assunto, Texto do documento, Fechos para comunicações, Identificação do signatário, Numeração das páginas
· DEspacho – fórmula pela qual a autoridade administrativa manifesta DEcisões finais ou interlocutórias em processos submetidos à sua apreciação.
· Ordem de Serviço – fórmula usada para transmitir determinação aos subordinados quanto à maneira de conduzir determinado serviço, no que respeita aos aspectos administrativos e técnicos.
· Requerimento: é o instrumento utilizado para os mais diferentes tipos de solicitações às autoridades ou órgãos públicos.
· Relatório: é a modalidade de comunicação pela qual se faz a narração ou descrição, ordenada, mais ou menos minuciosa, daquilo que se viu, ouviu ou observou.
· Ata: é o RESUMO escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado fim.
o redigidas sem deixar espaços, sem fazer parágrafo para impossibilitar acréscimos.
o A ata é redigida por um secretário efetivo do órgão ou, NA FALTA DESSE, por um secretário “ad hoc”, isto é, eventual, designado na ocasião ou somente para ela.
o Na ata, não se admitem rasuras, admitindo-se a RESSALVA de erros constatados durante a redação.
o Em caso de contestações ou emendas ao texto apresentado, a ata só poderá SER ASSINADA depois de aprovadas as correções.
o Assinam a ata, geralmente, todas as pessoas presentes à reunião, e, ÀS VEZES, ela é assinada somente pelas pessoas que presidiram a sessão (presidente e secretário).
· Mensagem: é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública.
· Memorando: é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
-
Nunca mais cai uma questão dessas....Gabarito D
-
Resumindo:
· Ata é o registro utilizado para formalizar assuntos discutidos e eventuais decisões tomadas em uma reunião, assembleia, congresso ou convenção.
· Deve ser escrita sem parágrafos, sem abreviaturas, com números grafados por extenso, sem rasuras nem emendas, sem uso de corretivo, com verbo no pretérito perfeito do indicativo, pois vai se falar de algo que já aconteceu.
· Em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informação ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “em tempo” ao final da ata, com o registro das informações corretas.
· Na ata deve constar o dia, o mês e o ano, local da reunião, pessoas presentes, ordem do dia, conclusão e abreviações finais.
-
Gabarito: D
Ata é o registro utilizado para formalizar assuntos discutidos e eventuais decisões tomadas em uma reunião, assembleia, congresso ou convenção.
-
Esta é uma questão que exige do
candidato conhecimento acerca de alguns documentos oficiais. Vamos à análise!
a) A partir
da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o
memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela
finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão
ofício". Sendo assim, já não existe mais o documento Memorando na
redação oficial e, portanto, esta alternativa já pode ser descartada de
imediato.
b) O ofício trata de
assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com
particulares. Tendo em vista que essa não é a característica do documento apresentado
no item, esta alternativa não responde ao item.
c) A
circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida
pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir
normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e
homogeneizar condutas de um grupo de pessoas. Sendo assim, verificamos que
esta alternativa não atende ao item e, portanto, está incorreta.
d) De
acordo com o Manual, a ata é um instrumento utilizado para o registro
expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou
assembleia. Dessa forma, a função apresentada no item corresponde a este
documento e, portanto, é a alternativa correta.
e) A partir
da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o
memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela
finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão
ofício". Sendo assim, já não existe mais o aviso na
redação oficial e, portanto, esta alternativa já pode ser descartada de
imediato.
Gabarito: Letra D