-
Letra E
Pois ele utiliza tecnologia touchscreen(sensível ao toque).
-
Entendo que a resposta desejada pela FCC seja a letra E. Também imagino que foi proposital a escolha da opção mouse na primeira posição (alternativa A).
O que me causa indignação é o seguinte:
O meu mouse é um dispositivo de entrada; É SIM SENHOR.
O meu mouse é em forma de pequena superfície; É SIM SENHOR.
O meu mouse é sensível ao toque; É SIM SENHOR.
O meu mouse é utilizado para mover o cursor na tela, emitir comandos e selecionar ícones e menus; É SIM SENHOR.
Diante disso, não entendo por que o gabarito tenha de ser IRREFUTAVELMENTE a letra E.
-
Touchpad é uma área sensível ao toque presente na maioria dos eletrônicos portáteis lançados nos últimos tempos. A sua primeira aparição foi nos notebooks, substituindo o mouse e dando mais liberdade ao usuário. Hoje a proliferação de touchpads é gigantesca.
A tecnologia do toque está em iPods, iPhones e claro, iPod Touch. O funcionamento dessas áreas sensíveis ao toque se resume em placas que quando são pressionadas, enviam uma carga elétrica para o microprocessador que transforma o primeiro e o último ponto da trajetória feita em movimento. Este processo leva microssegundos para enviar a mensagem.
Leia mais no Baixaki: http://www.baixaki.com.br/tecnologia/1020-o-que-e-touchpad-.htm#ixzz1CScwriQv
-
Respondendo a Rodrigo Mayer, o mouse não é sensível ao toque. Se formos analisar semanticamente, o toque pode consistir em apenas encostar o dedo e, se fizermos isso na superfície de um mouse sem de fato movê-lo, nada ocorrerá. Já num touchpad, o simples contato com o dedo pode selecionar um ícone ou ter muitas outras funções, a depender de para onde o ponteiro está apontando.
-
Realmente...a resposta que melhor se enquadra no que foi pedido pelo enunciado é "touchpad", pois, apesar da função ser semelhante a do mouse, apresenta como principal característica diferencial o fato de ser sensível ao toque.
-
Alternativa correta letra " E "
A
-
"pequena superfície sensível ao toque" matou a questão.
-
a) mouse.
Dispositivo de entrada dotado de um a três botões, que repousa em uma superfície plana sobre a qual pode ser deslocado, e que, ao ser movimentado, provoca deslocamento análogo de um cursor na tela
b) trackball.
O trackball é um periférico de entrada, semelhante ao mouse, que foi criado em 1952. Diferentemente do mouse, o usuário deve manipular uma esfera geralmente localizada em sua parte superior para mover o cursor na tela.
Muitos usuários preferem o trackball por causa da sua maior facilidade de uso e por causa da menor incidência de lesão por esforço repetitivo (LER) nos punhos em relação ao mouse tradicional, pois eles só precisam mover a esfera com os dedos.
c) trackpoint.
Patenteado pela IBM, também chamado de pointing stick, é uma espécie de botão de tamanho reduzido que fica localizado entre as teclas dos laptops onde é encontrado. Esse botão combina ligeira flexibilidade e sensibilidade para identificar os movimentos que o usuário lhe aplica com o dedo para guiar o cursor na tela do computador. Esse dispositivo é encontrado apenas em alguns poucos modelos de notebooks. Funciona baseado na tecnologia do TrackBall.
d) touchscreen.
Display eletrônico visual que pode detectar a presença e localização de um toque dentro da área de exibição, por meio de pressão. O termo refere-se geralmente ao toque no visor do dispositivo com o dedo ou a mão, que também podem reconhecer objetos, como uma caneta.
e) touchpad. (Gab)
-
touchpad.LETR E lembrei do touch do notebook.