-
De acordo com Vergueiro (2010, p. 18-20):
Critérios que abordam o conteúdo dos documentos são:
autoridade, precisão, imparcialidade, atualidade e cobertura/tratamento.
Critérios que abordam a adequação ao usuário
conveniência, idioma, relevância/interesse e estilo.
Critérios relativos a aspectos adicionais do documento
características físicas, aspectos especiais, contribuição potencial e custo.
Gab. C
VERGUEIRO, W. Seleção de materiais de informação. 3.ed. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2010.
-
MNEMÔNICOS
APIAC - conteúdo documento - autoridade, precisão, imparcialidade, atualidade, cobertura
CIRE - adequação ao usuário - conveniência, interesse, relevância, estilo
CASCC - aspectos adicionais - características físicas, aspectos adicionais, contribuição potencial , custo
-
Que questão f³%d$!!!! Se ler sem atenção a questão "A" parece correta. Mas colocaram "catalogação" no processo. Bem, a "C" é a resposta certa
-
Na verdade os critérios apresentados na alternativa C referem-se ao CONTEUDO, e não ao documento em SI. Do jeito que a alternativa está escrita, pode-se entender que a alternativa fala sobre aspectos do documentos, como tamanho, qualidade do papel, encadernação do documento, custo.
Como vemos no comentário da M Araujo, tanto os Critérios que abordam o conteúdo dos documentos quanto os Critérios relativos a aspectos adicionais do documento, referem-se ao DOCUMENTO.
Pra mim, essa questão cabe recurso pelo texto mal redigido.
-
A) A literatura especializada também menciona a necessidade de considerar outros aspectos relacionados com o processo de desenvolvimento de coleções, tais como: armazenamento, conservação e preservação, catalogação, direitos autorais etc.
B) O remanejamento de coleções ocorre, na maioria das vezes, quando as obras não atendem mais o perfil da instituição e/ ou da comunidade.
O remanejamento de coleções ocorre, na maioria das vezes, pelas seguintes razões:
a) Obras que apresentam maior valor por sua raridade ou importância para a instituição podem ser remanejados para locais de armazenamento especial destacada das coleções correntes.
b) Obras danificadas e/ou que necessitam de atenção especializada em relação à sua conservação ou preservação são remanejadas temporariamente para outro local, enquanto recebem tratamento apropriado, retornando depois ao local original de armazenamento;
c) Obras que ainda apresentam relevância, mas estão abaixo da taxa média de uso em relação às coleções correntes e/ou são coleções retrospectivas. (WEITZEL, 2013, p. 67-68)
D) Em bibliotecas universitárias, a ênfase no processo de desenvolvimento de coleções deve ocorrer nas etapas de estudo da comunidade e avaliação
"O conhecimento produzido e aplicado nas universidades são extremamente dinâmicos, gerando a necessidade sistemática de avaliação de coleções e de desbastamento para manter o acervo atualizado e preservar as coleções retrospectivas. [...] É fácil perceber que os bibliotecários universitários brasileiros investem mais tempo no processo de aquisição, tendo em vista que as pressões da comunidade por novas aquisições é constante." (WEITZEL, 2013, p. 26)
BIZU --> BU --> ADES (Avaliação + DESbastamento)
E) A aquisição é o processo que implementa as decisões tomadas no processo de estudo da comunidade.
"De acordo com Figueiredo (1998, p.84-85), e Maciel e Mendonça (2006, p.20), a aquisição é o processo que implementa as decisões tomadas no processo de seleção."(WEITZEL, 2013, p. 44)
WEITZEL, Simone. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2013.