SóProvas


ID
3006061
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a Psicologia Humanista.


I. A filosofia humanista é um movimento que pode ser definido por meio de três pressupostos de base que são descritos nas obras de Carl Rogers. O primeiro tem como principal premissa uma visão do homem como um "organismo digno de confiança" O segundo e terceiro pressupostos abordam a prática fenomenológica que privilegia a experiência subjetiva da pessoa, surgindo como consequência o conhecimento do outro a partir de seus referenciais e a forma de relacionamento que se constitui como um encontro entre pessoas.

II. A aceitação positiva incondicional, de acordo com Rogers, se expressa na capacidade de aceitar a pessoa do aluno, os seus sentimentos, as suas opiniões, com valor próprio, e confiar nele sem o julgar. É uma confiança no organismo humano e uma crença nas suas capacidades enquanto pessoa.

III. Em Terapia Centrada no Cliente, aparecem as primeiras referências à tendência direcional positiva, definida como uma tendência espontânea, presente em todos os organismos vivos, que será nomeada como tendência atualizante. Este conceito passou a ser o eixo da Psicoterapia Centrada na Pessoa e, em sua última fase, da Abordagem Centrada na Pessoa, tal como descrito no livro Um jeito de ser, em que esta noção se encontra ampliada para o conceito de tendência formativa.

IV. A Psicologia Humanista, chamada a "a terceira força" em psicologia, nasce a partir da crítica do reducionismo e mecanicismo da psicanálise e do behaviorismo no sentido de que estas não davam conta da totalidade da existência humana. Do ponto de vista histórico, um dos momentos que marca o nascimento da psicologia humanista é o Simpósio de Psicologia Existencial organizado por Rollo May em 1959, contando com a presença de Maslow, Allport e Rogers, entre outras personalidades. Ou seja, Carl Rogers esteve no cerne de todo o movimento que originou a psicologia humanista.


Assinale a opção que contém os itens CORRETOS. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito

    Letra E) I, II, III e IV.

  • Alguém me explica porque ele fala pessoa do aluno e não cliente?
  • Fala em pessoa do aluno, mas poderia ser cliente, grupo, pois a acp não se restringia a prática clínica, rogers também abordou como poderia-se promover o processo de crescimento humano em direção ao desenvolvimento de suas potencialidades desde que tres condições estivessem presente, a autenticidade, a compreensão empática e a consideração positiva incondicional . No caso, no contexto educacional rogers chegou a postular que se essas condições estivesse presentes na figura do professor o aluno poderia se desenvolver e aprender.Ele se refere a essa visão mais ampla da acp no livro Tornar-se pessoa, que a mudança da personalidade da pessoa não está implicada na técnica em si, mas na relação, o que promove a mudança e crescimento do cliente ou da pessoa é o tipo de relação e as relações estão em todos os contextos onde existem trocas humanas:

    Acredito que essa afirmação seja válida, quer tratando-se de minha relação com um cliente, com um grupo de estudantes ou empresários, como minha família ou filhos. Parece-me que temos aqui uma hipótese geral que oferece possibilidades empolgantes para o desenvolvimento de pessoas criativas, adaptativas e autônomas (ROGERS, p. 43-44).