Vamos analisar item por item.
(F) A pintura é um método baseado na modificação do metal.
FALSO. A pintura não modifica o material em sua estrutura ou composição físico-química. Pelo contrário, ela acrescenta uma camada superficial ao metal, a qual servirá de proteção contra corrosão. Basicamente podemos dizer que existem quatro processos de aplicação de uma tinta sobre uma superfície, que são: imersão, aspersão por meio de pistola convencional ou pistola sem ar (Airless), trincha e rolo.
(V) A deaeração da água é um método baseado na modificação do meio corrosivo.
VERDADEIRO. Exatamente, o meio corrosivo é alterado por meio de um processo mecânico de retirada de gases não condensáveis, dissolvidos na água, feito por um DESAERADOR. Dois exemplos desses gases são o oxigênio (O2) e o dióxido de carbono (CO2). A presença desses elementos na água dificulta o seu uso, seja em equipamentos industriais, seja como ingrediente de alimentos. Por isso, eles precisam passar por esse procedimento de remoção a fim de evitar o processo de corrosão.
(F) A adição de elementos de liga é um método baseado na modificação do processo.
FALSO. Ao adicionar elementos de liga como o CROMO, o metal fica mais resistente contra a corrosão. Contudo, essa adição não representa uma modificação do processo, mas sim, uma alteração na estrutura físico-química do material a fim de garantir melhores propriedades mecânicas e proteção contra a corrosão.
( ) A alteração das condições superficiais é um método baseado na modificação do processo.
VERDADEIRO. Perfeito, pois, a depender do tipo de processo de fabricação utilizado, a peça fica com uma rugosidade superficial elevada, o que contribui para o processo corrosivo. Dessa forma, o tratamento superficial do metal é um método que visa melhorar a proteção contra a corrosão e baseia-se na modificação do processo.
Portanto, a alternativa correta é a letra (A).
Resposta: A