-
Há vários FATORES QUE INFLUENCIAM NOS TRATAMENTOS TÉRMICOS realizados nos metais, como o aço. Dentre eles, podemos citar: a velocidade de aquecimento, a temperatura de aquecimento, a velocidade de resfriamento, etc. Essa questão trata-se do AQUECIMENTO. Na fase de aquecimento, dentro do processo de tratamento térmico, devem ser apropriadamente consideradas a velocidade de aquecimento e a temperatura máxima de aquecimento.
Sobre a TEMPERATURA DE AQUECIMENTO considera-se como um fator fixo, determinado pela natureza do processo, das propriedades e das estruturas finais desejadas, assim como da composição química do aço, principalmente do seu teor de carbono. Quanto mais alta essa temperatura, acima da zona crítica, maior segurança se tem da completa dissolução das fases no ferro gama. Por outro lado, maior será o tamanho de grão da austenita. As desvantagens de um tamanho de grão excessivo são maiores que as desvantagens de não ser ter total dissolução das fases no ferro gama, de modo que se deve procurar evitar temperaturas muito acima de linha superior (A3) da zona crítica.
Assim, ao tratar-se de aços, podemos afirmar que quanto mais elevada a temperatura acima da zona crítica mais completa poderá ser a dissolução das fases do ferro gama (Fe- ). Contudo, quanto maior essa temperatura maior será o tamanho do grão austenítico, o qual causa um prejuízo ao material, como: menor tenacidade, maior tensão residual. Veja o gráfico a seguir:
Portanto, a alternativa (C) traz a resposta correta.
I. Quanto mais acima da zona crítica estiver a temperatura de aquecimento do tratamento, maior segurança se terá da completa dissolução das fases no ferro gama; CERTO
PORQUE
II. o excessivo aumento do tamanho do grão austenítico carrega consigo desvantagens, como menor tenacidade e maiores tensões residuais. CERTO
Resposta: C
-
Item I: Considero como correto, mas não necessariamente uma maior temperatura indica maior dissolução, pois o que contaria mais é o tempo de permanência acima da temperatura crítica. Marquei como correto pois, sabe-se que, quanto maior é a temperatura do tratamento, menor será o tempo necessário para dissolução completa das fases; portanto, se tem maior segurança.
Item II: O item é verdadeiro, porém achei meio incompleto. As tensões residuais mencionadas vão ser geradas quando o material é resfriado a partir da zona austenítica. Como o item anterior fala do aquecimento, fiquei pensando apenas quando aquecido (sabendo que o recozimento serve justamente para remover tensões).
Agora, o item I como sendo causa do item II ficou parecendo que a banca fez um copiar/colar nesses trechos e ficou meio sem nexo.
Mas tá valendo.
Bons estudos!
-
O item II tá estranho mesmo, gostaria de saber a referência da banca... Falar que existe uma relação entre esses trechos é mais estranho ainda.
-
Fazendo uma ginástica mental, creio que a banca quis dizer que com o objetivo de obter as vantagens do item I, causa-se o item II. Isto para o caso de um tratamento termico, por exemplo.
-
na minha opinião , os itens 1 e 2 estão corretos , mas eu diria que o item 2 é causa do item 1 , e na alternativa correta está ao contrario
-
Essa questão está mal escrita. AMBAS SÃO VERDADEIRAS MAS Não se pode dizer que uma é a causa da outra.
-
pra mim, o item II estaria correto, mas não faz sentido dizer que o recozimento gera maiores tensões residuais, sendo que o objetivo do mesmo é removê-las..