Por definição temos que o COALESCIMENTO é um Tratamento térmico de recozimento com a finalidade de se obter carbonetos na forma esferoidal, também conhecido como esferoidização. Utiliza-se em produtos que necessitem reduzir sua dureza, para poderem ser deformados plasticamente. Veja um exemplo a seguir:
Dentre as etapas para realizar o COALESCIMENTO, podemos citar o aquecimento acima da curva A1, causando a formação da austenita. Dependendo do tempo e da temperatura, a austenitização pode ser total ou parcial. A austenita formada pode ter uma distribuição homogênea ou heterogênea de carbono.
Assim, ao ser resfriada abaixo de A1, a austenita dará origem a uma estrutura de ferrita e a carbonetos esferoidizados ou ferrita e perlita, dependendo das condições do resfriamento e da estrutura anterior ao resfriamento. A austenita homogênea tente a formar perlita enquanto a austenita heterogênea tente a formar carbonetos esferoidizados.
Por fim, cabe ressaltar que há diversas maneiras de se obter uma estrutura de carbonetos esferoidizados em matriz ferrítica após uma austenitização total ou parcial, como:
1. Manutenção por tempo prolongado à temperatura pouco abaixo de A1;
2. Resfriar lentamente ao passar por A1; ou
3. Ciclar acima e abaixo de A1.
Veja o gráfico a seguir:
Portanto, ao analisar os itens dados, temos que a alternativa (B) traz a resposta correta:
I. Uma das suas operações é promover a oscilação de temperatura do aço logo acima e abaixo da linha inferior da zona crítica (A1). CERTO. Conforme mostrado no gráfico.
II. Trata-se de qualquer tratamento capaz de produzir esferoidita. CERTO.
III. Uma das suas operações é o aquecimento prolongado de aços laminados ou normalizados a uma temperatura logo acima da linha inferior da zona crítica (A1). ERRADO.
Resposta: B
III - Normalização: Aços que foram deformados plasticamente mediante, por exemplo, uma operação de laminação, são compostos por grãos de perlita, e muito provavelmente, uma fase proeutetoíde, que possuem um formato irregular e que são relativamente grandes, mas que variam substancialmente em tamanho. O tratamento térmico de recozimento conhecido por Normalização é usado para refinar os grãos, isto é, diminuir o tamanho médio do grão e produzir uma distribuição de tamanhos uniformes e desejável. A normalização é obtida mediante o aquecimento a uma temperatura aproximadamente de 55 a 85ºC ACIMA DA TEMPERATURA CRÍTICA SUPERIOR (A3), que é, obviamente, dependente da composição. Após austenização, o tratamento é encerrado pelo resfriamento ao ar.