-
Conforme Vieira (2014, p. 260):
Os metadados são divididos nas seguintes categorias:
Descritivos ou intelectuais: descrevem e identificam os recursos de informação (vocabulários controlados, DC, MARC, HTML, metatags, etc.).
Estruturais: facilitam a navegação e a apresentação dos recursos eletrônicos, são as linguagens utilizadas para expressar metadados (XML, EAD, SGML, MOA2).
Administrativos: facilita o gerenciamento e o processamento de coleções digitais (MOA2, CEDARS, OASIS).
Gab. C
VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.
-
ALTENATIVA: C
TIPOS DE METADADOS
Administrativos – informações para auxiliar o gerenciamento de um recurso, como por exemplo, quando e como o mesmo foi criado, tipo de arquivo e outras informações técnicas, e sobre quem tem acesso a ele.
Descritivos – orientados para a descoberta ou identificação. Pode incluir elementos como título, resumo, autor, palavras-chave, <tags>, categorias, dentre outros.
Estruturais – indicam como objetos compostos são colocados juntos, como, por exemplo, como que páginas são ordenadas para formar capítulos.
DIREÇÃO CONCURSOS
Fácil é Desistir!!!
-
São três os tipos de Metadados:
Descritivos ou intelectuais
Estruturais ou de preservação
Administrativos
-
estruturais: relacionados à documentação de recursos complexos, compostos por vários elementos, devem ser recompostos e ordenados. Por exemplo, como as páginas de um livro, digitalizadas separadamente, são vinculadas entre si e ordenadas para formar um capítulo. FACILITA A NAVEGAÇÃO.