SóProvas


ID
3007078
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A prática do Serviço Social se apresenta como uma prática tensionada, saturada de contradições. Com base nessa reflexão, Montaño afirma que o Assistente Social aparece como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    [a/]o Assistente Social é solicitado[/a] não tanto pelo caráter propriamente “técnico especializado” de suas ações, mas, antes e basicamente, pelas funções de cunho “educativo”, “moralizador” e “disciplinador” que, mediante um suporte administrativo-burocrático, exerce sobre as classes trabalhadoras [...]. Radicalizando uma característica de todas as demais profissões, [a]o Assistente social aparece como [a]o profissional da coerção e do consenso, cuja ação recai no campo político. (IAMAMOTO, 2013, p. 47. Grifos da autora).

    REFERÊNCIA: IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovação e conservadorismo no Serviço Social. Ensaios críticos. 12 ed. São Paulo. Cortez, 2013/ Iamamoto (1997, p. 143 e ss.), ao tratar do "profissional da coerção e do consenso"; e Guerra (BORGIANNI, GUERRA e MONTAÑO, 2003, p. 185 e ss.), sobre a "instrumentalização do Serviço Social".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • jamais acertaria... ESTUDAR MAIS !

  • Gabarito C

    As dimensões hegemônica e social da legitimidade profissional são, por sua vez, elementos contraditórios, em constante tensão, de tal forma que fazem do assistente social, como já observou Iamamoto, um " profissional da coerção e do consenso", um profissional que se debate entre "servir a dois senhores" : o empregador e o usuário.

    Carlos Montaño, a natureza do serviço social, pg. 65.

  • GABARITO: C

    Concurseiro, para responder essa questão você deve recorrer as contribuições de Carlos Montaño (2006) que afirma ‘’o Serviço Social desenvolve sua intervenção em um espaço de tensão e contradição entre sua função de reprodução do sistema (a partir dos interesses hegemônicos do grande capital) e sua defesa dos direitos e conquistas sociais (a partir de demandas e de lutas das classes trabalhadoras e subalternas); isto reflete uma prática profissional que é essencialmente política , inserida no interior das contradições entre as classes, ocupando um espaço de disputa de interesses’’, dessa forma ele faz uso das contribuições de Iamamoto e coloca que o assistente social é o profissional da coerção e do consenso cuja ação recai no campo político. (IAMAMOTO, 2013, p.47 ).

    Faça parte do grupo de estudo dos concurseiros de serviço social, basta enviar uma mensagem informando que quer entrar no grupo para o WhatsApp: (86) 9-99839453 {Nosso grupo é gratuito}

  • Identificamos que o lugar ocupado pelo Serviço Social, quando inserido em uma equipe multiprofissional, é de referência para o atendimento e estabelecimento de condutas em situações de negligência. Segundo a fala dos sujeitos, nota-se da equipe ainda uma expectativa de um profissional da coerção e do consenso, iluminada por problematização feita por Iamamoto (1992, p. 42; grifos da autora).

    Fonte: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/6xw7kYCSV6P66whzkQTdV7K/?lang=pt

  • Essa tese é da Iamamoto e não do Montaño... ele apenas a cita em suas contribuições... a questão não foi bem formulada.

  • Esse tipo de questão não ajuda em nada no dia a dia.