Definidos os conceitos de política, planejamento, gestão e avaliação, percebe-se a prática profissional da supervisão como trabalho de coordenação e “controle” da prática educativa que visa assegurar os princípios e as finalidades da educação na prática pedagógica; percebe-se a prática profissional da supervisão como intérprete do significado das políticas e das práticas pedagógicas no duplo movimento que possa realmente comprometer-se com os princípios e as finalidades da educação. São conteúdos do trabalho profissional da supervisão, à luz dos princípios acima citados, no que concerne:
À gestão: Coordenação, propriamente dita, de todo o desenvolvimento das políticas, do planejamento e da avaliação - projeto acadêmico/educacional, construído e desenvolvido coletivamente.
À avaliação: Coordenação, análise e julgamento das práticas educacionais em desenvolvimento com base em uma construção coletiva de padrões que se alicercem em três princípios/posturas intimamente relacionados: a avaliação democrática, a crítica institucional e a criação coletiva e a investigação participante e contínua.
À política: Coordenação da interpretação/implementação e da “coleta” de subsídios para o desenvolvimento de novas políticas mais comprometidas com as realidades educacionais.
Ao planejamento: Coordenação, construção e elaboração coletiva do projeto acadêmico/educacional, implementação coletiva, coordenação da “vigilância" sobre seu desenvolvimento e necessárias reconstruções.