SóProvas


ID
3007285
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Camargo (2018), a estratégia que possibilita que o aluno expanda seus horizontes analíticos, bem como permite o exercício argumentativo, pois parte da sincrese, ponto de partida no qual o estudante expõe seu argumento, ainda que de forma individual e pouco elaborada, passando pela análise, na qual os elementos que compõem o texto são mais bem explorados com o auxílio dos pares, e finaliza com a análise dos outros grupos e do docente, possibilitando a síntese, ponto de chegada, no qual foram incorporadas as reflexões obtidas nas etapas anteriores e uma conclusão mais consistente, chama-se:

Alternativas
Comentários
  • E- Aprendizagem em espiral
  • O currículo em espiral, de Jerome Bruner, tem um objetivo específico: mostrar o conteúdo de maneira que possa ser assimilado gradualmente. O currículo em espiral aborda a aprendizagem de modo que o aluno possa ir do conhecimento geral ao conhecimento especializado naturalmente. Isso se deve a um modelo de aprendizagem contínua que evita que os conceitos caiam facilmente no esquecimento.

    Para alcançar isso, inicia-se com conceitos bem simples que vão ficando mais complicados à medida que . Isso acontece porque o currículo em espiral se adapta às possibilidades que o aluno possui. Assim, todos podem avançar e compreender melhor os conceitos da disciplina. No entanto, algo que é essencial para que o currículo em espiral funcione é que, de maneira recorrente, o aluno volte aos mesmos temas gerais do começo, ou seja, ao conteúdo mais amplo. O que se quer alcançar com isso? Que quando o aluno volte a estudar o profundo, seja capaz de fazer análises e representações diferentes do que havia feito anteriormente. O que Bruner pretendia com este currículo era que os estudantes contassem com insumos para a sua curiosidade. Inspiração para ampliar seus conhecimentos, voltando – com outro olhar – para os já adquiridos. Assim, eles mesmos poderiam raciocinar/revisar as suas próprias conclusões prévias. Uma aprendizagem importante que o currículo em espiral promove é entender que cometer erros não deve ser motivo de vergonha, que deve ser uma forma de reorientar as hipóteses e continuar pesquisando. No fim, o currículo em espiral permite trabalhar de maneira que os alunos possam pensar por si mesmos para tirar conclusões e corrigir erros. Trata-se de um método que promove a pesquisa, a compreensão, e deixa de lado a tentação de aprender os conceitos de forma decorada – sem entendê-los – para passar em uma prova.