SóProvas


ID
3008458
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para a execução de uma obra é necessário transferir os elementos do projeto de uma edificação para o terreno.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O método por gabarito é indicado para locação de grandes obras, por ter a precisão como uma de suas características.

II. A locação pelo método do cavalete interfere pouco na logística da obra; no entanto não nos oferece grande segurança devido ao seu fácil deslocamento decorrentes de batidas de carrinhos de mão, por exemplo.

III. O traçado de curvas por meio de um arame ou linha, como se fosse um compasso, oferece má precisão para pequenos raios.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • Método do GABARITO: (CORRETO)

    Trata-se de uma fase fundamental da construção onde não se pode errar.

    É quando se coloca no terreno a marcação da moldura e dos espaços do imóvel a ser construído.

    Método do Cavalete: (CORRETO)

    Esse método de locação é indicado para obras simples de pequeno porte, tendo a vantagem de utilizar menor quantidade de recursos  em relação à outras técnicas.

    Os cavaletes são formados por duas estacas e uma travessa de onde saem os alinhamentos, conforme a imagem ao lado. A travessa deve estar nivelada e confere maior estabilidade à estrutura.

    A maior dificuldade deste processo é manter os cavaletes ajustados devido ao fluxo de máquinas e pessoas em seu entorno.

  • Cavaletes (correto)

    Esse método de locação é indicado para obras simples de pequeno porte, tendo a vantagem de utilizar menor quantidade de recursos em relação à outras técnicas.

    Os cavaletes são formados por duas estacas e uma travessa de onde saem os alinhamentos, conforme a imagem ao lado. A travessa deve estar nivelada e confere maior estabilidade à estrutura.

    A maior dificuldade deste processo é manter os cavaletes ajustados devido ao fluxo de máquinas e pessoas em seu entorno.

    Gabarito (correto)

    Técnica recomendada para obras maiores ou com muitos elementos, em que se contorna a futura construção com cavaletes contínuos compostos de estacas e tábuas niveladas.

    Além disso, são cravados pontaletes para definir o gabarito e conferir maior estabilidade ao contorno. Esses pontaletes já devem ser colocados nivelados e alinhados.

    Gabarito: Letra D

  • Que estranho...

    Achei que o método que garante maior precisão seria a LOCAÇÃO TOPOGRÁFICA.

  • Não consigo imaginar o uso de gabarito para locar uma grande obra como um aeroporto.

  • Traçado de curvas

    Este método nos fornece uma boa precisão, quando temos pequenos raios.

    No caso de grandes curvas, podemos utilizar um método aproximado, chamado

    método das quatro partes.

  • O método tradicional de locação de obras, ou seja, sem o emprego de instrumentos topográficos, é realizado de duas formas: pelo método de cavaletes e pelo método de contorno (com tábua corrida, tabeira ou gabarito). Nessa etapa, é possível ver o tamanho real da edificação em planta  baixa, além de determinar os níveis (alturas) da construção, de acordo com o projeto arquitetônico.

    O método de contorno utiliza tábuas e pontaletes que formam um cercado em volta da edificação a ser construída, criando assim o gabarito. Os cantos devem formar ângulos retos entre si. Arames de aço ou linhas de nylon são esticadas a partir de pregos fixados sobre a estrutura das tábuas, e o cruzamento dessas linhas define os pontos a serem locados no terreno, marcado no solo com pintura em cal ou estacas. Esse método é comumente aplicado em obras de grande porte, ou obras com estruturas pré-fabricadas (imagem 1).


    Imagem 1: Esquema tridimensional de gabarito. Fonte: Azeredo (1977, p. 25)

    O método de cavaletes é mais indicado para construções de pequeno porte, pois utiliza menos material (como tábuas e estacas). Consiste em duas estacas fixadas no solo e travadas por uma travessa, na horizontal (imagens 2 e 3). Os alinhamentos são definidos por pregos, cravados em lados opostos dos cavaletes. Nesse método, como a estrutura é considerada mais "frágil", existe a possibilidade de deslocamento dos níveis e alinhamentos provocados pela movimentação dos próprios operários da obra e equipamentos.
    Imagem 2: Esquema método dos cavaletes. Fonte: Silva (2015, p. 29).

    Imagem 3: Detalhe de fixação dos pregos no método cavaletes. Fonte: Silva (2015, p. 31).

    O método de traçado de curvas com o auxílio de arames ou linhas fornece boa precisão para pequenos raios, já que é uma técnica simples de ser executada. Em caso de raios maiores, deve ser utilizado o método aproximado, denominado método das quatro partes.

    Portanto, podemos considerar as sentenças I e II verdadeiras. A sentença III é falsa.
    Gabarito: Alternativa D.

    FONTES:
    SILVA, Eduardo Vidal Magalhães da. Estudo dos avanços tecnológicos na locação de obras de edificações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 
    AZEREDO, Hélio Alves de. O edifício até sua cobertura. 2 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1977.
  • Não entendi o que a Afirmativa II quis dizer com "interfere pouco na logística da obra".

    .

    Se os cavaletes são sensíveis ao deslocamento, isso não dificulta a movimentação dentro do canteiro? Como se fosse necessário "pisar em ovos" para se movimentar na obra.

    .

    A meu ver, os cavaletes interferem, sim, na logística da obra.

    .

    Aceito opiniões. Me mande uma mensagem, grato! :)

  • Achei contraditória a afirmativa II quando diz que  "a locação pelo método do cavalete interfere pouco na logística da obra; no entanto não nos oferece grande segurança..."

    Consequentemente não oferecendo segurança, interfere bastante na obra. Pra mim esta questão era passível de anulação.

    Alguém sabe o porquê de estar correta?

  • Tentando colaborar com a dúvida do Jean Lucas....

    O método por cavalete interfere pouco na logística da obra quando comparamos com o Método por Gabarito.

    Isso porque usamos o primeiro método (por cavaletes) quando é inviável montar no canteiro a estrutura do método por gabarito. Esse, por sua vez, faz uso das tabeiras que são tábuas compridas de madeira nas quais fazemos a amarração das linhas de náilon.

    Assim, com o Método por Cavaletes usamos vários cavaletes menores e desconectados (ao invés das tabeiras longas e ininterruptas ) e assim demarcamos o perímetro sem interferir muiiiiito na logística da obra pq deixam intervalos para circulação / fluxo de materiais e pessoas.

    Fonte_ Minhas anotações! Qlq equívoco, só falar... :)

  • LOCAÇÃO DE OBRAS

    POR CAVALETES:

    -Ideal para obras de pequeno porte;

    -menor quantidade de material;

    -dificuldade de perceber desalinhamentos nos cavaletes.

    -são estacas cravadas no solo com uma travessa nivelada pregada na horizontal.

    POR TÁBUAS CORRIDAS/ TABEIRA/ GABARITO:

    -Ideal para obras de maior porte;

    -contorna a futura edificação com cavalete contínuo constituído de estacas e tábuas niveladas, e em esquadro;

    -são pontaletes cravados ou chumbados com concreto a +/- 2m um do outro e na face interna prega-se tábuas, formando tabeiras.

    GABARITO D.