SóProvas


ID
3008974
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo

Sobre Comunicação Pública, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A comunicação governamental pode ser entendida como comunicação pública, na medida em que ela, entre outras funções, provoca debate político.

( ) Trata-se de uma forma legítima de um governo prestar contas.

( ) A comunicação promovida pelos governos, sob nenhuma hipótese, pode ter a preocupação de despertar o sentimento cívico.

( ) Tem por função motivar ou educar, chamando a população para participar de momentos específicos da vida do país.

( ) Permite convocar os cidadãos para o cumprimento dos seus deveres.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Comunicação Pública é um conceito que tem origem na noção de comunicação governamental. (...)

    Nesse ambiente, a Comunicação Pública (CP) torna-se uma das idéias mais vigorosas, não apenas para aqueles que atuam no terceiro setor e no governo, mas também no ensino de comunicação, no setor político e até mesmo na área privada. (...) No ambiente de interesse público, há responsabilidade maior, do atendimento ao direito do cidadão de ter capacidade de agir em seu próprio interesse e na viabilização das demanda coletivas nas mais diversas áreas.

    A Comunicação Pública ocorre no espaço formado pelos fluxos de informação e de interação entre agentes públicos e atores sociais (governo, Estado e sociedade civil – inclusive partidos, empresas, terceiro setor e cada cidadão individualmente) em temas de interesse público. Ela trata de compartilhamento, negociações, conflitos e acordos na busca do atendimento de interesses referentes a temas de relevância coletiva. A Comunicação Pública ocupa-se da

    viabilização do direito social coletivo e individual ao diálogo, à informação e expressão. Assim, fazer comunicação pública é assumir a perspectiva cidadã na comunicação envolvendo temas de interesse coletivo. (...)

    A comunicação pública diz respeito à interação e ao fluxo de informação relacionados a temas de interesse coletivo. O campo da comunicação pública inclui tudo que diga respeito ao aparato estatal, às ações governamentais, partidos políticos, terceiro setor e, em certas circunstâncias, às ações privadas. A existência de recursos públicos ou interesse público caracteriza a necessidade de atendimento às exigências da comunicação pública. (...)

    FONTE:Comunicação Pública - Jorge Duarte em passeidireto.com

  • GABARITO D

    continuação...

    Adotam-se como referência, para tratar de CP, conceitos como cidadania, democratização, participação, diálogo, interesse público. Mais poder para a sociedade, menos para os governos; mais comunicação, menos divulgação; mais diálogo e participação, menos dirigismo, são algumas das premissas. A ideia-chave talvez seja a de espírito público, o compromisso de colocar o interesse da sociedade antes da conveniência da empresa, da entidade, do governante, do ator político. O objetivo central é fazer com que a sociedade ajude a melhorar a própria sociedade. Nesse trabalho de qualificar a gestão do público, a CP pode ser fundamental para:

    a) identificar demandas sociais;

    b) definir conceitos e eixos para uma ação pública coerente e integrada;

    c) promover e valorizar o interesse público;

    d) qualificar a formulação e implementação de políticas públicas;

    e) orientar os administradores em direção a uma gestão mais eficiente;

    f) garantir a participação coletiva na definição, implementação, monitoramento, controle e

    viabilização, avaliação e revisão das políticas e ações públicas;

    g) atender as necessidades do cidadão e dos diferentes atores sociais por obter e disseminar

    informações e opiniões, garantindo a pluralidade no debate público;

    h) estimular uma cidadania consciente, ativa e solidária;

    i) melhorar a compreensão sobre o funcionamento do setor público;

    j) induzir e qualificar a interação com a gestão e a execução dos serviços públicos; e

    k) avaliar a execução das ações de interesse coletivo.

    FONTE:Comunicação Pública - Jorge Duarte em passeidireto.com