SóProvas


ID
3009676
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2009) as infecções do sítio cirúrgico constituem um problema sério de saúde pública à medida que contribuem para 37% das infecções de pacientes cirúrgicos adquiridas em hospital e para cerca de 15% de todas as infecções relacionadas à assistência a saúde. Sobre os vários métodos indicados para evitar a contaminação cirúrgica, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. Curativo estéril deve ser mantido sobre a ferida cirúrgica por 24 a 48 horas, conforme prescrição.

II. Os pêlos devem ser removidos, com uso de laminas, menos de duas horas antes da cirurgia a fim de diminuir o risco de infecção do sítio cirúrgico.

III. Quando a vancomicina e usada como agente profilático, faz-se necessário a repetição da substância e dosagem em cirurgias que durem menos de dez horas.

IV. Antes da indução anestésica, o profissional da equipe de enfermagem responsável pela preparação das bandejas cirúrgicas deve confirmar a esterilidade dos instrumentais e comunicar quaisquer intercorrência ao cirurgião e ao anestesiologista.

Alternativas
Comentários
  • A remoção dos pelos (tricotomia) deverá ser feita fora do Centro Cirúrgico e imediatamente antes da cirurgia, de preferência utilizando tricotomizadores elétricos. A indicação para tricotomia dependerá da quantidade de pelos, do local da incisão, do tipo de procedimento e da preferência (prescrição) do cirurgião.

    Quando a vancomicina e usada como agente profilático, não há necessidade de repetição da substância e dosagem em cirurgias que durem menos de dez horas. Porque geralmente se faz uso de 1g IV de 12h/12h