serviços etc. A cidade é o núcleo urbano que deve proporcionar o bem-estar da coletividade e dos cidadãos que a integram. Sendo assim, a garantia de acesso aos serviços públicos, ao comércio e à indústria, ao lazer, à 6 prestação de serviços, à saúde, à educação e à moradia é imprescindível para a manutenção da cidadania plena, e tais fatores se consolidam com a possibilidade de circular de modo efetivo. Nesse contexto, a mobilidade urbana ganha importância. Cabe destacar que a mobilidade é, de forma equivocada, associada exclusivamente à circulação de veículos. Contudo, é um atributo das cidades e se refere à facilidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano, ou seja, é o resultado da interação entre os deslocamentos de pessoas e bens.
Gab. C
Fonte:
A)A cidade, como um objeto técnico bem definido na paisagem, apresenta um limite rígido e absoluto entre a área edificada e seu entorno.
Um exemplo que contradiz essa afirmação é a conurbação, duas cidades com uma mesma paisagem urbana.
B)O atual processo de urbanização reduz a importância da cidade como centro de inovação e comando dos serviços de alta especialização.
Aumenta a importância
C)As cidades têm funcionado como sistemas de interações locais densas imbricadas em movimentos complexos de longa distância de pessoas, bens e informações.
Gabarito
D)São consideradas cidades globais aquelas aglomerações com mais de 10 milhões de habitantes, independentemente de seu papel na rede urbana.
Mega cidades, não cidades globais