SóProvas


ID
3011476
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km², cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.”

O Bioma Cerrado. Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado. Acesso em 03.04.2019.

Considerando algumas das principais características do Bioma Cerrado, é correto afirmar que nele

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

    Fonte:

  • A-) GABARITO

    B-) Errado. 60% do Cerrado já foi destruído e dos 40% que "sobraram", 80% já foi modificado pelo homem.

    C-) Errado. Vegetação nativa do Cerrado é vegetação herbácea (graminívoras) e arbustiva com caules e galhos retorcido, distantes uns dos outros, dando uma aparência de savana.

    D-) Errado. Acredito que o erro esteja em dizer que a industrialização do Cerrado tem o mesmo peso que atividades agropastoris. Agricultura no Cerrado formam os "desertos verdes" - áreas cobertas por apenas um único vegetal.

  • Os limites entre a Amazônia e o Cerrado. Nos estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins e Goiás, algumas áreas classificadas como Cerrado são, na verdade, Amazônia

  • "Se o Brasil fosse uma grande jangada de rocha ela virava" - Saraiva Marcelo