SóProvas


ID
3011494
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Desde o início de 2019, testemunhamos dois acidentes aéreos fatais para celebridades no Brasil. Para que haja voo em segurança, são necessárias várias condições referentes às forças que atuam em um avião. Por exemplo, em uma situação de voo horizontal, em que a velocidade da aeronave se mantenha constante,

Alternativas
Comentários
  • Sei não hein! A aeronave não está estática e como ela não está no vácuo, é necessário uma força de propulsão para manter a velocidade constante. Essa força tem que ser maior que a resistência do ar, portanto não seria não-nula.

  • Independente de qualquer força, seja ela a resistência do ar, força de propulsão dos motores, peso. Se a aeronave está se movendo com velocidade constante quer dizer que não existe força resultante sobre ela, M.R.U. Um objeto se movendo em M.R.U não quer dizer que não existem forças atuando sobre ele, elas existem, porém acabam se anulando. A força resultante é zero!

  • ate por um momento achei que sua resultante poderia ser diferente de zero, mas li novamente que sua velocidade e constante e por isso a resultante e zero

  • Se houvesse uma força de propulsão maior que as demais a aeronave teria de provocá-la e, para isso acontecer, acabaria o equilíbrio e ela sairia do MRU, consequentemente, a velocidade deixaria de ser constante.

    Como o Thiago disse, as forças existem, mas se equilibram, a propulsão tem, necessariamente, de ser anulada por outra força para manter a velocidade em MRU.