SóProvas


ID
301162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      No quarto final do século XX, a estrutura social do mundo contemporâneo sofreu alterações profundas. Em 1991, desmoronaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e o sistema socialista construído em torno delas. As nações que continuaram adotando o comunismo como objetivo promoveram grandes mudanças: a China, por exemplo, a partir de 1978, desmantelou o sistema de comunas, no qual se organizava a maior parte de sua imensa população. Do lado capitalista, a produção e a distribuição de bens se reorganizaram: os países centrais do sistema deslocaram, para além de seus territórios, especialmente para a Ásia, um gigantesco aparato produtivo e, graças ao avanço das  comunicações, uma grande quantidade de serviços.
       Enquanto isso, no Brasil, o desenvolvimento industrial foi mínimo nas últimas décadas, salvo uma ou outra indústria, nenhuma delas muito sofisticada tecnologicamente. O único setor que se destacou foi o do agronegócio. Mudanças que já se desenvolviam em períodos anteriores consolidaram a extensão do capitalismo ao campo, o assalariamento rural, a incorporação de uma forma subordinada da pequena propriedade familiar a cadeias produtivas comandadas por grandes empresas. Foi como se o país tivesse cumprido um outro ciclo de produção de matérias-primas, depois dos ciclos do ouro, do açúcar e do café, em mais uma etapa de sua inserção subordinada no sistema capitalista mundial, do qual é morador periférico desde os tempos coloniais.

Retrato do Brasil. São Paulo: Editora Manifesto, n.º 4, nov./dez./2005, p. 133 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.

A modernização das atividades agrícolas no Brasil resultou em aumento na concentração de propriedade da terra e na migração rural-urbana.

Alternativas
Comentários
  • A modernização das atividades agrícolas no Brasil resultou em aumento na concentração de propriedade da terra e na migração rural-urbana.

    GABARITO:CERTO

  • Modernização das atividades agrícolas (substituindo o homem pela máquina)/ Concentração de terras/ Qualidade de vida ruim no campo = Êxodo Rural (Migração rural-urbana)

  • Se você lembrar que a modernização das atividades agrícolas, principalmente quando substituiu o homem pela máquina, levou ao êxodo rural (migração rural-urbana), logo você conclui que houve uma concentração de terras nas mãos de “poucos” produtores, já que muitos pequenos foram expulsos de suas terras.

    Resposta: Certo

  • MÁQUINAS no LUGAR DE PESSOAS

    GABARITO= CORRETO

  • Se você lembrar que a modernização das atividades agrícolas, principalmente quando substituiu o homem pela máquina, levou ao êxodo rural (migração rural-urbana), logo você conclui que houve uma concentração de terras nas mãos de “poucos” produtores, já que muitos pequenos foram expulsos de suas terras.

    Resposta: Certo

  • GAB CERTO

    COMPLEMENTO

    1)Êxodo rural (migração rural-urbana): deslocamento do campo para a cidade o qual influencia na urbanização. 

    2)Urbano-urbano/cidade-cidade: migração de uma cidade para outra (desmetropolização: atração industrial/guerras fiscais que diminuem os impostos ou os isentam E COM ISSO AS PESSOAS VÃO PARA cidades médias e pequenas.) 

    • As áreas antigas de industrias possuem mão de obra cara, fortes sindicatos, leis ambientais fortes, violência, trânsito. 
    • São as que mais ocorrem atualmente.