SóProvas


ID
3011932
Banca
FUNDATEC
Órgão
IMESF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vacina BCG é prioritariamente indicada para crianças de 0 a 4 anos, com obrigatoriedade para menores de 1 ano. Trata-se de uma vacina atenuada e cada dose administrada contém, aproximadamente, de 200 mil a mais de um milhão de bacilos. Em relação às indicações, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Questão sujeita a recurso!

    Nova orientação do Ministério da Saúde está alinhada com a OMS e o CTAI, após comprovação da eficácia da vacina contra tuberculose em crianças que não ficam com cicatriz

    Crianças que não apresentarem cicatriz vacinal após receberem dose da vacina contra tuberculose (BCG) não precisam ser revacinadas. A nova recomendação do Ministério da Saúde está alinhada com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) após estudos comprovarem a eficácia do imunobiológico também em crianças que não ficam com cicatriz depois da vacina. A orientação foi encaminhada aos estados e municípios na última sexta-feira (1º/2).

    "Seguimos a recomendação da OMS com relação a BCG porque a ausência da cicatriz vacinal não significa que a criança não está protegida contra a doença. Essa medida vai facilitar ainda mais o..."

    Fonte:Ministério da Saúde <http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45177-crianca-sem-cicatriz-vacinal-nao-precisa-revacinar-contra-tuberculose>

    A alternativa "C" também esta incorreta!

  • Questão desatualizada! cabe recurso por não referenciar.

  • No Brasil, a vacina BCG é recomendada pelo PNI para todas as crianças logo após o nascimento, independente da exposição ao HIV. Crianças infectadas assintomáticas e sem imunossupressão, que porventura não tenham sido vacinadas ao nascimento podem receber a vacina BCG após avaliação criteriosa, pois há risco potencial de complicações graves da vacinação.

  • Questão desatualizada, alternativa A não é mais recomendável.
  • BCG menor de 1 ano: Não revacina.

    BCG e HIV: Não revacina.

    BCG e HANS: Pode revacinar.